Lula arruma emprego para Emir Sader em seu instituto. E que a Polícia Federal e o Ministério Público fiquem de sobreaviso!

Sader "pousa" para foto de Reafael Andrade, da Folhapress. "Pra que tanto livro, meu Deus?", pergunta o meu coração...

Por Reinaldo Azevedo - Veja Online
Emir Sader andou dizendo por aí que ficaram dando trela a esse tal Reinaldo Azevedo e atribuiu a sua não-nomeação para a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa à “truculência da direita brasileira”. Huuummm… Se ajudei na demissão, então agora ele tem de me agradecer porque me considero seu padrinho, né? Arrumei uma boquinha pra ele.

Anteontem, às 19h17, escrevi aqui um post intitulado: “Por que Emir Sader não arruma emprego na Casa de Lula?”. Lia-se lá:

“Se Emir Sader quer pensar a herança do lulo-petismo, por que não vai se aboletar no tal instituto que o Apedeuta pretende criar? Boi preto conhece boi preto. Um Apedeuta dá emprego a outro. Fica tudo certo! Emir poderia abrir mão, inclusive, de sua condição de professor da Uerj. Deve fazer lá o que ameaçava fazer na Fundação Casa de Rui Barbosa. A Casa de Lula é um lugar mais apropriado. (…) Emir que vá puxar o saco de Lula no ambiente apropriado à genuflexão. A Casa de Rui Barbosa ou as universidades devem ser espaços de pesquisa e reflexão. Até porque as esquerdas já mudaram o mundo o bastante. Está na hora de pensá-lo - nem que seja só um pouquinho.”

Pois bem, leitor amigo: aconteceu! A Folha informa na edição de hoje que Emir Sader será um importante colaborador do “Instituto Lula”, presidido por Paulo Okamoto. A tal entidade deve se desdobrar em várias frentes, e Sader ficará com um tal Instituto de Políticas Públicas, onde desenvolverá as “reflexões” (!!!) sobre o lulo-petismo, que queria levar para a Fundação Casa de Rui Barbosa. O Planalto deve dar apoio indireto, com o financiamento de estatais. Se for mesmo assim, em vez de um caso de política, estaremos diante de um caso de polícia — também caberá ao Ministério Público atuar.

A ida de Sader para o Instituto Lula é um constrangimento e um recado para a ministra Ana de Hollanda, que está sendo triturada pelo PT. Como informei aqui ontem, a escolha de Wanderley Guilherme dos Santos para comandar a fundação — ele só é um Emir Sader que passou pelo corretor ortográfico — também deixa claro quem manda no boteco. Os “intelectuais petistas”, esse pernicioso oximoro, não têm como dar pitaco na economia. Todas as suas utopias retrógradas são negadas pela realidade. No poder, o PT mantém da velha esquerda a vocação autoritária e o esforço para se tornar o ente de razão da sociedade. Nisso, continua tão brucutu quanto antes. Na área econômica, é obviamente conservador, o que entristece a canalha comuna. A educação e a cultura se tornam, então, as duas praças de guerra onde tentam testar as suas teses do século retrasado.

Até anteontem, Emir Sader era candidato a presidir uma das principais fundações culturais do país. Seu projeto era fazer da instituição mera repartição do PT. Caiu não por causa de seu plano estúpido, mas porque queria derrubar a ministra. A tarefa será desenvolvida agora no instituto de Lula, o chefão do PT. Isso tudo evidencia que, com efeito, não há mais fronteira entre partido, governo, estado e “organizações sociais”. Os militantes vão sendo deslocados pra lá e pra cá a depender da necessidade.

Na hierarquia de valores petistas, Sader foi promovido.

PS - Chega a ser cômico ver Emir Sader “pousado” para a foto, mostrando que tem biblioteca em casa. Boa parte de seus livros deve tratar da “expoliação capitalista” e do “opróbio” da direita… Com tanto material, ainda vai provar que Lula foi um presidente mais importante do que “Getulho”.

Santo Deus! Lula e Emir Sader debaixo do mesmo teto! A Polícia Federal tem de garantir proteção especial à língua portuguesa!

Nenhum comentário: