Joaquim Barbosa Reposiciona a Nação Brasileira.Nação que também começa e se reerguer moralmente em meio à lama putrefata do poderes ignóbeis que clamam por antijustiça a qualquer preço moral.



O ministro Joaquim Barbosa reposiciona a Nação Brasileira no rumo da seriedade e no enfrentamento da impunidade. Joaquim Barbosa não precisou de cotas raciais para se tornar advogado, professor e jurista de renomada. 

Joaquim Benedito Barbosa é filho primogênito de uma família de oito irmãos. Seu pai era pedreiro e sua mãe doméstica. Aos 16 ele saiu de Paracatu, nas Minas Gerais e sozinho foi aventurar a vida em Brasília, onde arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e trabalhou como compositor gráfico do Centro Gráfico do Senado Federal. 

Ao contrário de Lula, que ganhou a vida como parasita de sindicatos, Joaquim Barbosa estudou, formou-se em Direito na Universidade de Brasília, concluiu o mestrado em Direito do Estado e, por mérito próprio, tornou-se Chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde; Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia. 

É Mestre e Doutor em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas); foi Visiting Scholar (1999-2000) no Human Rights Institute da Columbia University School of Law, New York, e na University of California Los Angeles School of Law (2002-2003); e também por méritos, foi ungido ministro da mais alta corte de justiça do Brasil, o Supremo Tribunal Federal. 

Intelectual de luzes possantes, é autor das obras “La Cour Suprême dans le Système Politique Brésilien”, publicada na França em 1994 pela Librairie Générale de Droit et de Jurisprudence (LGDJ), na coleção “Bibliothèque Constitutionnelle et de Science Politique”; “Ação Afirmativa & Princípio Constitucional da Igualdade e "O Direito como Instrumento de Transformação Social". 

Somente os canalhas e lacaios defensores da quadrilha de marginais de estimação do PT ousariam empreender uma campanha imunda e indigna de apreço para tentar denegrir a honra de um magistrado da justiça que cumpre com altivez e dignidade as suas funções constitucionais, e o faz de forma exemplar. 

Eu, Ruy Câmara, assim como a imensa maioria do povo brasileiro, aplaudimos de pé o ilustre ministro Joaquim Barbosa, pelo seu trabalho corajoso em defesa da moralidade e decência no Brasil. O Brasil tem jeito; tem jeito graças a homens do calibre moral e intelectual como o destemido RELATOR DO MENSALÃO. 

Joaquim Benedito Barbosa, um homem cuja alma é de uma alvura que nem mesmo a pele negra consegue obumbrar, encarna em si a decência, a honradez e a imparcialidade personificada no espírito republicano de um juiz digno, honesto e de cujos princípios e ações exemplificam o Brasil a cada vez que faz justiça-justa.

Quando o vejo pronunciando-se de pé, com o semblante tenso de quem certamente está suportando, às duras penas, as mais terríveis dores de coluna, lembro-me (não sei o porquê) mas lembro-me sempre da imagem do poeta de Santana do Desterro, o genial Cruz e Souza, já cansado de viver entre os medíocres, recitando pausadamente a sua indignação, tal como se estivesse lançando luzes sobre o breu de uma noite taciturna e perigosa. Vejo-o tal como imagino o grande Dante, num cenário onde grasnam as aves de rapina e onde os espíritos vis vão se obumbrando com suas torpezas; e é nesse cenário onde o juiz se acentua no “Lasciate ogni speranza”; e quando presume-se sozinho, nadando contra a correnteza de águas poluídas, eis que ao seu lado vão surgindo os Homeros e Virgílios que se levantam graças aos braços hercúleos da posteridade e ao fôlego intérmino e secular da história de uma Nação que também começa e se reerguer moralmente em meio à lama putrefata do poderes ignóbeis que clamam por antijustiça a qualquer preço moral.  

5 comentários:

Anônimo disse...

Ministro Joaquim Barbosa

Que Deus te acompanhe nesse trabalho árduo e que lhe dê muita, muita saúde. Confiamos plenamente em SEU CARÁTER, MORALIDADE E HONRADEZ.

MUITA PAZ EM SEU CORAÇÃO.

Anônimo disse...

Avisem a Diogénes apagar a sua lanterna, pois foi achado um homem de caratér.

Anônimo disse...

Joaquim Barbosa está apenas fazendo seu trabalho e honrando o cargo que ocupa. O que deveria ser regra é algo que espanta neste país, alguém competente em cargo público.

Seus méritos se devem ao fato de morar em um país onde ser corrupto é praticamente a regra e mesmo assim resistir todas as tentações e fazer o seu trabalho.
Joaquim mostra que tem caráter, que tem vergonha na cara e mostra que é um homem de verdade, não esses pedaços que ameçam seu trabalho pelos palanques.
É um homem esforçado, estudioso e com moral para falar sobre essa podridão que infesta nossa política.
Joaquim é um ser raro neste país, se houvessem a maioria com a moralidade dele, seríamos um país justo e com baixo índice de safadeza.
Lulla por outro lado é totalmente o inverso, parasita compulsivo, se apoia em poderes para vociferar absurdos, Joaquim conquistou o seu espaço, lulla roubou o seu.
De todo modo Joaquim tem uma vida honrada e será lembrado como homem de bem.
Triste demais um país ter como herói um homem que apenas faz o seu trabalho com competência e honestidade, não estou desmerecendo o Joaquim pois eu aceito ele como herói no âmbito de ter a coragem de se opor a essa lama putrefata que o PT tenta afundar nosso país.
Parabéns pela coragem Joaquim, quem dera homens como vc se multiplique em nossos poderes públicos.
Para mim o melhor resultado deste julgamento é descobrir que ainda existe pessoas dignas do cargo que ocupam e pessoas que merecem ser chamadas de Doutos Honoris Causa.

Paula disse...

Ministro Joaquim, nos enche de orgulho

Anônimo disse...

Enquanto O ministro Joaquim Barbosa reposiciona a Nação Brasileira no rumo da seriedade e no enfrentamento da impunidade.
O Ministro revisor insiste na tentativa de inocentar os reus apadrinhados pelo padrinho que o indicou.O povo precisa sair as ruas em apoio ao colegiado que sofre duras críticas do Lula e do PT e tambem de alguns fanáticos da base aliada.