Polícia pretoriana de Chávez esmagou 139 protestos em 2009

E PRODUZIU MEIO MILHÃO DE FERIDOS



ONG venezuelana "Espaço Público" e "Programa Venezuelano de Educação e Ação para os Direitos Humanos apresentaram um relatório preocupante, revelando que em 2009, até agora, a polícia pretoriana de Chávez esmagou 139 manifestações, feriu 461 e prendeu 440. O documento diz que nos últimos anos, os protestos públicos na Venezuela estão crescendo diariamente, assim como a intolerância do regime do presidente Hugo Chávez.

O gerente da Prover, Marino Alvarado, segundo o El Universal, expressou preocupação sobre as tentativas do regime de Chávez de criminalizar os protestos. Assim, pediu às autoridades para modificar sua postura extremada para poder garantir o direito à livre expressão.

Segundo o diretor do "Espaço Público", Carlos Correa, de janeiro a agosto, foi contabilizado 2079 manifestações na Venezuela, ou quase trinta por cento mais que todas as manifestações de 2008 (1.602 protestos).

O relatório destaca que aumentou significativamente os protestos que foram dissolvidos pelas forças de segurança do regime “chavista”: 139 em comparação com 108, registrados no mesmo período do passado.

As agrupações registraram que as intervenções da polícia contra os opositores e detratores de Hugo Chávez resultaram em 461 feridos em diferentes graus e 440 detidos.

Carlos Correa interpretou os dados de seu relatório: "Temos um aumento importantíssimo, um número elevado de pessoas que estão saindo às ruas, o que indica que as pessoas estão sentindo que seus direitos não estão sendo atendidos e que não houve nenhuma resposta das instituições públicas ou respostas institucionais, traduzidas em mudanças, e que as pessoas não estão sendo consultadas ou levadas em consideração” AGENCIAS/EDE

Nenhum comentário: