Ben Carson venceria Hillary Clinton por 10 pontos. Trump segue na liderança da disputa republicana. Jeb despenca




Donald Trump, com 24% das intenções de voto, e Ben Carson, com 23%, disputam “pescoço a pescoço” a liderança da disputa entre pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos, segundo pesquisa da Universidade de Quinnipiac, com 2,9% de margem de erro, divulgada nesta quarta-feira.
Conforme esperado, Marco Rubio (14%) e Ted Cruz (13%) ganharam pontos após o bom desempenho no terceiro debate, enquanto Jeb Bush, que tentou atacar Rubio mas levou a pior, caiu para 4%.
A esquerda e a imprensa anti-Trump haviam comemorado a suposta queda do magnata na terça-feira (3), porque Carson apareceu com 29% e ele com 23% em pesquisa realizada pela emissora NBC e pelo jornal The Wall Street Journal. Acontece que a pesquisa NBC/WJS tem margem de erro de 4,5 pontos.

O levantamento da Quinnipiac recoloca Trump 1 ponto à frente de Carson, em empate técnico, mas, por outro lado, mostra que Carson, Rubio, Cruz e até Christopher Christie venceriam a democrata Hillary Clinton, ao contrário de Trump.
Carson 50%40% Hillary (sim: 10 pontos de vantagem!);
Rubio 46% x 41% Hillary;
Cruz 46% x 43% Hillary;
Chris Christie 46% x 41% Hillary;
Hillary 46%Trump 43%.
Hillary Clinton, depois de tantas mentiras sobre o ataque terrorista ao complexo da embaixada americana em Bengasi e o uso de e-mail pessoal enquanto era secretária de Estado, tem o pior índice no quesito honestidade: 60% dos eleitores americanos dizem que ela não é honesta e confiável, contra apenas 36% que dizem que é.
Para 58% dos eleitores, Trump tampouco é honesto e confiável, embora 38% creiam que sim.
Carson tem o melhor índice neste quesito entre todos os candidatos: 62% sim, 24% não.

Ainda é cedo para previsões, mas, como alguém que antecipou em 2013 o potencial político de Carson, em artigo sobre a sua extraordinária história de vida, fico duplamente contente com o seu sucesso.

Nenhum comentário: