“Sra. Presidenta: não queira dividir de novo o povo argentino”!

PANELAÇO NA ARGENTINA TERMINA EM CONFRONTO

No segundo dia de protestos, alguns manifestantes saíram feridos. Paralisação dos produtores rurais completa 15 dias nesta quinta-feira (27). O panelaço recomeçou às 20h. O clima ficou tenso na Praça de Maio com a chegada de um grupo que é a favor do governo e contra a paralisação do campo. Assista ao vídeo aquiEl País

ARGENTINA: TRÊS PODERES E MILHARES DE “POTÊNCIAS”
No Brasil, Lula se queixa da orquestração tucano-democrata no Congresso. Na Argentina, a “orquestra” toca nas ruas. Leva-se a boca no trombone e a mão às panelas. E o pau canta. Ouve-se uma algaravia aqui, uma tentativa de abafar ali, um repique da barulheira acolá... Por vezes, tem-se a impressão de que, na cabeça do povo argentino, democracia é um regime composto de três Poderes e milhares de potências. Blog do Josias



LULA E CHÁVEZ “CACAREJAM JUNTOS” NA AL, DIZ JORNAL

Jornais em espanhol destacam idéia de criação da 'Otan do sul' no subcontinente.

Os presidentes do Brasil, Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez, são aliados que "cacarejam juntos" na América do Sul, afirma uma reportagem do jornal argentino Página 12 nesta quinta-feira.

O artigo noticia a reunião entre os dois presidentes na cidade de Recife, onde trataram de temas como segurança regional, parcerias energéticas e a entrada da Venezuela no MERCOSUL. Uma das iniciativas discutidas foi a de criar um conselho sul-americano de defesa, apelidado de "Otan do sul".

O Página 12 abordou a aliança a partir de uma declaração do próprio Chávez. O presidente disse que a idéia da "Otan do sul" havia sido proposta por ele em 1999. - "Eu era um galo solitário (na época)", brincou Chávez, explicando por que a proposta não foi para frente. "Agora somos vários galos e galinhas."

Em 1999, nem o presidente Lula nem outros líderes de esquerda - como o boliviano Evo Morales, o equatoriano Rafael Correa e a argentina Cristina Kirchner - haviam chegado ao poder. Apesar da aparente afinidade, porém, o Página 12 lembra que a idéia de uma "Otan do sul" não satisfaz a todos. A matéria diz que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, demonstrou seu desgosto em se referir assim à aliança.

"À diferença de São Paulo (sic), Caracas quer que o Conselho adote uma nova doutrina militar. Isto implicaria excluir Washington dos exercícios conjuntos, incluí-la como potencial inimiga na hipótese de conflito e constituir Forças Armadas populares e 'bolivarianizar' as estatais."
Portal G1


COLÔMBIA ENCONTROU URÂNIO DAS FARC

Material, segundo Bogotá, é do tipo empobrecido e pode ter sido adquirido para produção de bombas sujas

O governo colombiano disse ontem ter encontrado, na periferia de Bogotá, 30 quilos de urânio empobrecido pertencentes às FARC. O material, segundo fontes da inteligência colombiana, poderia ter sido adquirido para a produção das chamadas bombas sujas, que espalham radioatividade.

- O urânio foi encontrado em uma casa onde sabemos que já houve atividades de guerrilheiros das Farc, a partir de uma operação conjunta entre o Exército e a polícia - disse um porta-voz do Ministério de Defesa colombiano.

O governo colombiano já havia levantado a suspeita de que as Farc estavam comprando urânio, tendo como base documentos supostamente encontrados no computador de Raúl Reyes, número dois da guerrilha morto numa operação colombiana em território equatoriano no dia 1º de março. As Farc negaram em comunicado ter qualquer tipo de contato com urânio, alegando não ter tecnologia para seu manuseio nem interesse estratégico.

O medo de especialistas, no entanto, é que o urânio empobrecido, que não serve para a produção de armas atômicas, seja usado na fabricação de bombas sujas, que têm uma capacidade limitada, mas mortal, de disseminação de radioatividade. Bogotá afirma que a guerrilha tem interesse neste tipo de arma para potencializar seus atentados no país e intimidar o governo.


BOGOTÁ DIZ QUE FARC ESTÃO ATACANDO DO EQUADOR
Em meio ao anúncio da apreensão do urânio, o governo colombiano afirmou ontem que novos ataques das Farc estão sendo feitos a partir do território equatoriano. A denúncia é mais um episódio de tensão entre Bogotá e Quito, depois da ação militar colombiana contra as Farc no dia 1º de março e que resultou em uma das mais graves crises da América do Sul nos últimos anos.

- Nesta semana, as Farc continuaram disparando contra nossas tropas e contra os erradicadores de drogas a partir do território equatoriano. Isso fez com que não pudéssemos responder aos ataques. É por isso que estamos denunciando tal prática - disse o chanceler da Colômbia, Fernando Araújo, acrescentando: - Nenhum governo vai ficar de braços cruzados, sendo apenas testemunha do assassinato de seus soldados a partir de outros países.

Araújo também disse que Bogotá pediu à Justiça do Equador acesso a três mulheres que sobreviveram ao ataque contra as Farc em 1º de março. A Procuradoria busca a autorização para interrogar uma mexicana e duas colombianas que sobreviveram ao bombardeio que matou Raúl Reyes e outras 25 pessoas.

- As informações que elas têm podem ser de grande utilidade para a segurança de toda a região de fronteira. Se a assistência judicial entre os dois países é recíproca, como sempre aconteceu, teremos acesso a esses testemunhos tão importantes.

A tentativa das autoridades colombianas de interrogar as testemunhas também tem o objetivo de procurar esclarecer a presença no acampamento das Farc do equatoriano Franklin Aizalia, morto no ataque, o que provocou um enérgico protesto do governo do presidente equatoriano, Rafael Correa. O Globo


COMENTÁRIO
É surrealista demais ouvir Chávez elogiando a iniciativa do Brasil de criar um conselho sul-americano de defesa, o que é mais surrealista ainda, quando se sabe que o venezuelano lunático apóia e financia as atividades terroristas na América Latina (FARC e outros grupos), juntamente com os integrantes do Foro de São Paulo, a entidade mafiosa fundada pelo Lula da Silva. Por Gaúcho/Gabriela.

2 comentários:

Roça disse...

MILITARES JÁ!
CANSEI DESTA MERDA TODA.
Eu não tenho mais em quem votar numa eleição, não posso ver tv ou abrir um jornal sem ver uma mentira um descaramento, um crime do Estado...
Cansei.Não me interessa mais nada vindo de civis..

Anônimo disse...

E não é que Chávez está mesmo parecendo uma galinha cacarejando na foto?