GRAMPO - Esforço para blindar o Planalto

“OPERAÇÃO ABAFÃO”, DE NOVO

Ministros e parlamentares da base aliada tentam tirar o governo do foco das investigações. Suspeitam até de envolvimento do banqueiro Daniel Dantas e de uma ação isolada feita por arapongas da ABIN – Por Mirella D´Elia e Tiago Pariz - Da equipe do Correio

O governo começou uma operação para tentar tirar do Palácio do Planalto o foco da crise gerada pela suspeita de que uma conversa do presidente do STF, Gilmar Mendes, foi grampeada ilegalmente. O ministro da Justiça, Tarso Genro, procura isentar agentes da Polícia Federal (PF) e repete discurso que põe em dúvida a atuação de arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

No Congresso, governistas divulgam a tese, construída nos bastidores do Planalto, de que o banqueiro Daniel Dantas, preso durante a Operação Satiagraha, teria corrompido agentes da Abin para monitorar o presidente do STF — o que caracterizaria uma ação isolada dentro do órgão. “Eu sei que o Daniel Dantas é suspeito de envolvimento de atividades ilegais e poderia tentar desestabilizar a investigação contra ele”, afirmou o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS).

Na mesma linha, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Jorge Armando Félix, foi firme na defesa de Paulo Lacerda — afastado temporariamente da direção nacional da agência — e no ataque a Dantas.

O ministro da Justiça admitiu ontem a hipótese de que agentes da ABIN, que atuaram em apoio à PF, possam ter monitorado Mendes durante a Operação Satiagraha. Ele confirmou que essa será uma das possibilidades investigadas no inquérito que apura o grampo. “Essa linha de investigação não está excluída por uma razão simples: o inquérito durou quatro anos, foi feito exclusivamente por um corpo de policiais que teve o apoio da Abin”, disse. “Não se pode tirar a conclusão que essa relação tenha gerado um ato ilegal. Tem que se verificar que atos ocorreram, se a agência coletava informações ou fazia investigação”, ponderou, acrescentando que é preciso ter paciência para “não crucificar ninguém antes do tempo”.

Genro evitou culpar Paulo Lacerda. Ele disse que o afastamento do chefe da Abin foi correto e necessário para proporcionar transparência às investigações. “Se o inquérito chegar à conclusão que foi um ato individual, clandestino, mesmo que seja um agente da Abin, ele não tem responsabilidade política”, disse, esquivando-se de comentar se o afastamento do diretor-geral da agência é definitivo. O ministro aproveitou para sair em defesa da PF. “Até agora não temos nenhuma informação que aponte para a participação da Polícia Federal”, afirmou.

Congresso
Parlamentares governistas aproveitaram o depoimento de Jorge Félix na CPI dos Grampos para difundir uma tese do próprio ministro, construída em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A hipótese é que o banqueiro Daniel Dantas teria identificado agentes da Abin que poderiam trabalhar para ele grampeando o presidente do Supremo.

O advogado do banqueiro, Nélio Machado, negou as suspeitas. “Essa especulação é delirante e risível, chega ao limite da anedota”, disse, acrescentando que pretende interpelar judicialmente Jorge Félix e Fontana. O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) não descartou a hipótese de haver arapongas que poderiam ser suscetíveis à corrupção. “Não há uma instituição que esteja livre de pessoas desse tipo”, disse o deputado, lembrando que na Abin ainda existem células remanescentes do antigo Serviço Nacional de Inteligência (SNI), do regime militar, que atuariam de maneira independente da cúpula.

O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), criticou a hipótese governista. Para o tucano, ela demonstra que a agência não tem comando e está completamente descontrolada. “Se foi o Daniel Dantas é inaceitável. Ou seja, o governo está admitindo a possibilidade de haver uma quadrilha incrustada no alto nível de investigação de um órgão que assessora o presidente da República”, afirmou Aníbal.




OPOSICÃO DA CPI DOS GRAMPOS QUEREM FISCALIZAÇÃO DAS URNAS ELETRÔNICAS
Os deputados de oposição que fazem parte da CPI das Escutas Telefônicas pretendem pedir a fiscalização das urnas eletrônicas que serão usadas nas próximas eleições. A suspeita levantada por alguns parlamentares é de que a ABIN, responsável pela criptografia de um dos sistemas da urna eletrônica, poderia fraudar as eleições.

O pedido deverá ser apresentado pela OAB do Brasil (OAB). O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, general Jorge Félix, em seu depoimento CPI hoje (2), garantiu que não há possibilidade de fraude. O que garante a total lisura do processo eleitoral são as constantes auditorias encomendadas e realizadas pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral], argumentou Félix. O general afirmou não se opor fiscalização pela OAB, mas ressaltou que é necessário que a fiscalização seja feita com competência técnica. Leia mais aqui, Correio Braziliense





A CONTRADIÇÃO DO GENERAL


Félix tenta provar que o equipamento só faz varredura, ou seja, vasculha se tem alguém monitorado os telefones, mas não faz grampos. O general Félix, confirmou ontem em seu depoimento à CPI dos Grampos, que o Exército e a ABIN compraram em Washington um equipamento para fazer varreduras destinadas a detectar interceptações de conversas.


FRASE DO GENERAL FELIX: "A ÚNICA TECNOLOGIA ANTIGRAMPO É NÃO ABRIR A BOCA"



COMENTÁRIO
Que isto general Félix? Temos certeza de que um general de direita e letrado não diria tamanha barbaridade. Onde fica o limite do ESTADO? Dentro das nossas CASAS? Vigiando nossas conversas particulares?

Cadê o respeito à nossa constituição? Qual seria o entendimento de V.Sa. sobre CIDADANIA e DEMOCRACIA?

Tecnologia é técnica da arte e da ciência moderna, e SOFISTICADAS são especialidades ultra avançadas que não combinam com essa IMAGEM canhestra e ultrapassada à que V.Sa. se referiu. Se é que entendemos do cheiro da naftalina, sua mensagem foi rude e jurássica, General, típica dos anedotários de homens ultrapassados, fora do tempo, da civilidade, da modernidade e do respeito. Por Gabriela/Gaúcho






PRÊMIO “BRILLANTE WEBLOG”

Uma indicação do nosso parceiro da Itália, do Blog Laisla Grande.

“El blog Desarraigos Provocados de Aguaya Berlin me ha honorado del premio "Brillante Weblog", como en la reglas del premio yo senalè 7 blogs, el tuyo esta entre ellos que son mi preferidos, con respeto y simpatia, desde Italia, seguimos blogueando. Por Rob Ferranti.


É com grande honra que recebemos sua indicação ao Prêmio.
Obrigado

Gaúcho/Gabriela

Os nossos indicados estão aqui:

4 comentários:

Anônimo disse...

im your favorite reader here!

Anônimo disse...

well its nice to know that you have great hits here.

Roberto Ferranti disse...

Gracias a ustedes amigos brasilenos... ... en la misma blogsfera, luchando junto, se puede cambiar... donde sea y cuando sea... un abrazo, Rob

Anônimo disse...

I used to be suggested this blog through my cousin.
I'm not sure whether this post is written through him as nobody else realize such detailed approximately my difficulty. You're amazing!

Thanks!

Also visit my web page :: http://www.PennyStockProphetreviews.com