Uma série de ataques com bombas de gás lacrimogêneo foi realizada nesta segunda-feira contra a sede da Nunciatura Apostólica de Caracas, na casa do empresário Marcel Granier, diretor do canal de televisão RCTV, e na Universidade Central da Venezuela. (foto de membros do La Piedrita)
A sede diplomática do Vaticano em Caracas foi atacada por prováveis simpatizantes do presidente Hugo Chávez, que lançaram cinco bombas lacrimogêneas no jardim da Nunciatura, que estouraram pouco antes da celebração de uma missa. No local do atentado, foi encontrada uma carta em que um grupo chamado La Piedrita acusava a Igreja Católica de ser "covarde".
"La Piedrita" é um grupo formado por setores radicais simpatizantes de Chávez, que assumiram a autoria da agressão. Dizia o panfleto: "O grupo de trabalho La Piedrita e nosso líder máximo Valentín Santana, informamos ao povo rebelde de Simón Bolívar que nossa organização revolucionária desconhece a cúpula eclesiástica da Igreja católica e a considera covarde e traidora das verdadeiras lutas do povo venezuelano", diz o panfleto.
A Igreja Católica da Venezuela é em sua maior parte bastante crítica ao presidente Hugo Chávez, a exemplo de Granier. O diretor da RCTV, emissora que em 2007 não teve sua concessão renovada por Chávez, alegou que esta foi a segunda vez este ano em que sua casa foi alvo de "ações intimidadoras". Para ele, a ação contra sua residência é "consequência dos discursos violentos, provocadores e perturbadores do presidente, que tenta criar um ambiente de confrontação e enfrentamento que lhe permita criar suas armadilhas para reeleger-se e perpetuar-se no poder”.
Já a Universidade Central da Venezuela foi atacada por um grupo de motociclistas no momento em que o dirigente estudantil Ricardo Sánchez fazia um discurso aos meios de comunicação, contra a emenda constitucional para a reeleição ilimitada, que irá a referendo no dia 15 de fevereiro. Estudantes dessa universidade ligados à oposição já foram acusados de causar um incêndio no parque nacional El Avila, próximo de Caracas
Este fim de semana, Hugo Chávez ordenou que os protestos fossem dissolvidos, que fechassem as ruas e que prendessem os manifestantes, depois das manifestações protagonizadas por estudantes universitários em algumas avenidas de Caracas, contra a emenda e como medida de pressão para que o Registro Eleitoral seja aberto para novos eleitores para o referendo de 15 de fevereiro.
"Lance gás neles e os meta presos. Os dirigentes têm que ser detidos... Ministro do Interior, lance gás neles, lance gás e dissolva qualquer guarimba (protesto)... Não vou permitir que quatro burguesinhos (opositores) incendeiem as ruas (...) em qual país se vê isto"?, disse Chávez aos seus seguidores, aos quais pediu que durmam somente três horas diárias para dedicar mais tempo à campanha.
Depois de seu discurso, desconhecidos incendiaram o carro do dirigente estudantil Sánchez. – Material do El País – Foto do “La Piedrita” do Notícias 24 – Foto da AP – manifestação ocorrida em 14/01/2009 - Tradução de Arthur para o MOVCC
PESTE BUBÔNICA MATA 40 INTEGRANTES DE AL-QAEDA
Finalmente, uma arma letal contra o terrorismo
Ao menos 40 integrantes da Al-Qaeda morreram após contraírem peste bubônica em um campo de treinamento na Argélia, no Norte da África, informa nesta segunda-feira o jornal britânico "Sun". Segundo a reportagem publicada no site do diário, a doença, que devastou a Europa no século 14, matando até 75 milhões de pessoas, foi descoberta quando forças de segurança encontraram um corpo próximo a uma estrada.
A vítima era integrante da organização Al-Qaeda no Magreb Islâmico, o mais poderoso braço da rede terrorista de Osama bin Laden fora do Oriente Médio. Os chefes do grupo estariam preocupados com a possibilidade de a chamada peste negra ter contaminado também outras células terroristas ou até mesmo integrantes da milícia Taleban, do Afeganistão, com quem mantinham contato.
"Essa é a arma mais mortal até agora na luta contra o terror. A maioria dos terroristas não tem suprimento médico básico para tratar a doença", disse uma fonte de segurança não identificada pelo "Sun". "Isso vai realmente preocupar a Al-Qaeda". Leia mais em O Globo
E AGORA?
Quem vai bancar o “peixe fácil” dos vagabundos?
País tem a maior perda de empregos desde 1999: 654 mil formais empregos não existem mais.
Enquanto o povo que não tem medo do batente perde seu emprego, por um lado, a turma do Bolsa Família não quer saber de perder a boquinha, por outro: "Adesão de beneficiários do Bolsa Família a qualificação profissional fica abaixo do esperado" - Leia mais aqui - Por Gaúcho/Gabriela
Nenhum comentário:
Postar um comentário