Lula “queria essa investigação porque até o próprio filho do presidente teria sido cooptado por essa organização criminosa”.
Deve-se ao repórter Expedito Filho a revelação do conteúdo do depoimento de Protógenes. Documentos: Reprodução de Veja. Leia matéria aqui, no Blogue do Josias de Souza da Folha
LULA O PLANO 2014
Seja qual for o resultado das urnas em 2010, o presidente desenha seu futuro, que inclui a criação de um instituto, um "exílio" no sítio e caravanas internacionais. Tudo para voltar ao palácio do planalto nos braços do povo. Por Octávio Costa e Sérgio Pardellas
Lula considera "uma questão de honra" fazer seu sucessor em 2010 e também se mostra muito preocupado com os efeitos da crise econômica sobre a imagem de seu governo. Essa atitude pode passar a impressão de que suas atenções estão voltadas exclusivamente para a disputa eleitoral de 2010. Mas, na verdade, Lula está olhando mais à frente. A exemplo do que aconteceu com Getúlio Vargas em 1949, quando o presidente foi procurado por políticos no autoexílio para voltar ao poder (leia quadro na pág. 38), Lula acredita que poderá retornar ao Palácio do Planalto em 2014, nos braços do povo.
"Independentemente desse projeto de fim da reeleição, não afasto a hipótese de disputar novamente a Presidência da República" Presidente Lula a integrantes do PMDB
Leia reportagem completa aqui, na Revista IstoÉ
PARECER DO TSE LIVRA DILMA E LULA
Ministério Público propõe rejeitar a denúncia da oposição sobre uso eleitoreiro de evento com prefeitos
O Ministério Público Eleitoral concluiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, não estão fazendo propaganda eleitoral para a eleição presidencial de 2010. Em parecer enviado ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vice-procurador-geral eleitoral, Francisco Xavier, recomendou à corte que rejeite uma representação proposta pelo PSDB e pelo DEM contra Lula e Dilma.
Para Xavier, não houve problemas num evento realizado pelo governo federal em fevereiro em Brasília com prefeitos de todo o País. De acordo com ele, foi um encontro suprapartidário.
Na opinião do PSDB e do DEM, o evento teve cunho eleitoreiro e o objetivo seria vincular a criação e gestão de um programa público à possível candidatura de Dilma à Presidência em 2010.
O vice-procurador observou que o PSDB e o DEM juntaram na representação recortes de jornais e um DVD sobre o encontro. "Não se vê, nos recortes ou no DVD, divulgação de ideias capazes de indicar futura candidatura, nem mensagem tendente a influir a opinião do eleitor com o propósito de angariar voto", afirmou Xavier. "Não há nos discursos do presidente ou da ministra referência a eleição, candidatura ou pedido de voto."
Segundo o vice-procurador, a imprensa é quem apresenta Dilma como futura candidata a presidente da República pelo PT. "Mas ela mesma, em seu discurso, não se apresenta no encontro dos prefeitos como candidata. Os elogios de Lula a sua pessoa, por si só, não configuram propaganda irregular", afirmou.
O vice-procurador ressaltou que prefeitos do PSDB e do DEM participaram do encontro. Também esteve na reunião o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, que é do DEM. "Até o governador José Serra, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), também realizou, em 1/02/2009, encontro com os prefeitos paulistas, sem sofrer os incômodos de uma representação", ressaltou Xavier.
A representação do PSDB e do DEM será analisada pelo TSE em breve. Os partidos querem que Lula e Dilma sejam punidos com pagamento de multa de R$ 53,2 mil por supostamente fazerem promoção pessoal com objetivos eleitoreiros. Por Mariângela Gallucci. Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário