Um anúncio alemão de preservativos retratou caricaturas de Mao Zedong, Adolf Hitler e Osama Bin Laden como espermatozóides humanos, e implicitamente fez a promoção do uso da camisinha para evitar o nascimento de assassinos em massa.
A série de três anúncios da campanha publicitária para a nova linha de preservativos, foi criada pela agência Grey Worldwide para a empresa farmacêutica Doc Morris. Na campanha não tem nenhum texto, apenas as três caricaturas icônicas dos líderes representados em forma de esperma humano.
O anúncio é uma mensagem auto-evidente, observou Adweek editor David Gianatasio: "Use preservativo, e não se esqueça de não trazer o próximo Osama Bin Laden, Adolf Hitler ou Mao Zedong para o mundo."
Mao, apesar de todos os seus defeitos continua sendo um herói nacional na China, com um histórico muito mais enaltecedor que o do Hitler, e mais temido que o terrorista Bin Laden. Por isso, a China repudiou a campanha
No site da publicação nacionalista chinês Huanqiu Shibao (Global Times), comentaristas acharam um insulto querer comparar Mao com Hitler: " é insulto à nossa grande nação Han".
Um post no Sina.com, um dos maiores portais em língua chinesa, lê-se: "Mao Zedong chinês é um herói por ter expulsado invasores da China: estamos acostumados a tolerar tais insultos."
Embora Mao seja culpado pela morte de milhões de chineses durante o ruinoso Great Leap Forward (na década de 1950) e da Revolução Cultural (1966-1976), nas narrativas do Partido Oficial Comunista ele ainda é venerado como um herói nacional: para “30% das pessoas ele errou e para 70% ele agiu direito "
No ano passado, a montadora de automóveis francesa Citroën teve que se desculpar por uma campanha publicitária veiculada na Espanha na qual Mao aparecia vesgo e com a boca torcida. Ele foi substituído por Napoleão.
Na China, uma marca nacional de preservativos que usava a imagem de Mao teve que ser retirada do mercado, após denúncias de que tentaram especular sobre percepções de que Mao tinha um apetite sexual voraz. Fonte - news.indiainfo – Tradução de Arthur para o MOVCC
Um comentário:
Minha lista seria maior:
Stalin, Lênin, Fidel, Che, Sadan, Lula, Chávez, Evo, Rafael Correia.
Se alguém lembrar de mais algum espermatozóide do Eixo do Mal, anuncie aqui..
Postar um comentário