O brasileiro está morto de medo de consumir

ENQUANTO LULA ACHA “CHIQUE” EMPRESTAR DINHEIRO AO FMI

O Lula da Silva considerou ser "chique" o Brasil estar em posição de emprestar dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI). "O Brasil tem competência hoje para ajudar os países mais pobres". Ele afirmou que gostaria de entrar para a história como o primeiro presidente cujo governo vai emprestar dinheiro para o FMI. A declaração foi feita depois que o G20, grupo dos países desenvolvidos e emergentes, decidiu destinar U$S 1,1 trilhão para socorrer países afetados pela crise financeira.




MEDO DE PERDER EMPREGO LEVA BRASILEIRO A CONSUMIR MENOS

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado hoje (2) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o risco do desemprego está desmotivando o brasileiro a consumir.

"A deterioração do mercado de trabalho, que se manifesta no desemprego, foi o ponto mais importante apontado pela pesquisa. Constatamos que para 70% da população o desemprego vai aumentar [51%] ou vai aumentar muito [19%]”, disse à Agência Brasil o gerente de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Para Castelo Branco, “o medo de perder o emprego faz com que as pessoas fiquem mais receosas de consumir, tomar créditos, financiamentos ou assumir prestações”. De acordo com ele, esse temor afeta principalmente o consumo de bens de maior valor, "por dependerem do comprometimento da renda futura”. Leia mais
aqui




CRISE PODE PROVOCAR QUEDA DE 31% NO FLUXO DE CAPITAL DO PAÍS

A organização não-governamental (ONG) ActionAid divulgou nesta quinta-feira, em Londres, um relatório segundo o qual a crise financeira internacional poderá gerar este ano queda de 31% no fluxo de capitais no Brasil, em comparação com 2007. Segundo o relatório, isso pode ocorrer porque o Brasil depende de capital externo e boa parte do capital que entra no país é especulativo e não produz trabalho no mercado doméstico. - "Temos que reduzir a dependência externa, senão a economia fica muito vulnerável ao que acontece no mundo. E o país pode sentir uma crise dessas de forma muito violenta", disse o coordenador do Programa de Segurança Alimentar da ONG, Celso Marcatto. Leia mais
aqui

2 comentários:

Regina disse...

Enquanto isso os pobres catarinenses, até hoje esperam a ajuda prometida pelo presimente após a tragédia das chuvas.

Anônimo disse...

Realmente é chique no úrtimo.

Lula dá grana aos Banqueiros, às Construtoras, à Bolívia, Cuba, etc, etc

Mas dar grana para melhorar a segurança, a saúde, as estradas, a educação, melhorar a vida dos aposentados, isso não é chique.