
Como prometera, o deputado Jackson Barreto (PMBD-SE) protocolou na Mesa da Câmara a proposta de emenda constitucional do terceiro mandato.
O texto autoriza os prefeitos, os governadores e o presidente da República a disputar duas reeleições consecutivas. Para vigorar em 2010, a proposta teria de ser aprovada até setembro. Para sorte da democracia, o tempo parece ser exíguo.
Jackson arrastou para a tese da re-reeleição o apoio de 194 dos 513 deputados. Precisava de 171 assinaturas. Sobraram 23. O deputado informa que ornam a lista os jamegões de 15 colegas de oposição – quatro do PSDB e 11 do DEM. Os nomes são mantidos, por ora, em segredo. A direção da Câmara fará uma checagem das assinaturas antes de pôr a encrenca para andar.
UM A PARTE DO MOVCC
Quem são os traidores do DEM? Segundo o texto da jornalista Izabelle Torres, no Correio Braziliense de hoje, já é possível identificarmos alguns deles:
“Na lista de assinaturas de apoiadores da proposta constam pelo menos oito integrantes do DEM.
Alguns deles admitiram o apoio ao projeto, mas dizem que o mérito ainda precisa ser amplamente discutido. “Devo ter assinado sim. Não vejo qualquer problema em discutir esse assunto. Até porque isso valerá para prefeitos e governadores também. Acho que o Parlamento é um lugar de debates”, comenta Fernando de Fabinho (DEM-BA). “A gente assina para que a matéria consiga tramitar. É um gesto de coleguismo. Mas na hora de votar o mérito, a tendência é votar com o partido”, analisa Betinho Rosado (DEM-RN). “Não há nada demais ajudar um colega a colocar seu projeto em discussão”, completa Jerônimo Reis (DEM-SE). Na semana passada, o mineiro Vitor Penido disse que apoiar uma proposta permitindo um terceiro mandato seria um ato aplaudido pela população, visto que Lula tem popularidade e não tem feito “um governo ruim”.
Continua o texto do Josias
O DEM assimilou o gesto dos quintas-colunas. Presidente do tucanato, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) acena com a hipótese de expulsar os Silvérios de sua legenda:
"Eu estou decidido a não aceitar nenhuma assinatura de deputados tucanos em uma atitude golpista".
Sócios majoritários do consórcio que dá suporte congressual a Lula PT e PMDB dizem que vão conspirar contra a emenda que viabiliza o “Lula 3”.
Ouça-se o líder petista Cândido Vacarezza (SP): "O PT vai encaminhar contra essa proposta. O próprio presidente Lula disse que não quer." Agora, o peemedebista Henrique Eduardo Alves (AL): "A gente não pode ser mais realista que o rei...”
“...Se o presidente não quer essa proposta, ela não será uma pauta do PMDB [...]. O deputado Jackson Barreto, tem que levar em consideração a vontade de Lula". Decodificando: Se Lula mudar de idéia, PT e PMDB vão respeitar a “vontade” dele. Escrito por Josias de Souza da Folha de São Paulo
A CONVERSA DO RODRIGO MAIA:
“Rodrigo Maia (RJ), argumenta que não há necessidade de punição uma vez que os parlamentares têm autonomia para assinar propostas que tramitam na Casa. Além disso, o democrata afirmou que o partido não vai "perder tempo" discutindo o tema uma vez que não há chances da PEC ser aprovada até setembro deste ano”.
MAIA, NÃO SE COMPORTE COMO MAIS UM TRAIDOR
Pelo menos agora já sabemos o que vai no fígado do partido. Na hora de votar em candidatos do DEM, devemos ter em mente que a filosofia dos democratas permite “autonomias” gerais e irrestritas de seus pastranas, inclusive, a que apoia a permanência de um governo cafajeste, que seu eleitorado abomina. Como se vê, lá se foi pelo ralo o nosso grande motivo de votar na legenda. Por Arthur/Gabriela
5 comentários:
Eu me lembro que em todas eleições quando esse cachaceiro disputava, eu entrava em agonia. Coisas do sexto sentido de mulher. Todos me diziam assim: "não perca seu tempo com essa aflição", o povo nunca votará no Lula da Silva. Pois é, substimaram! E assim, vai a acontecer. Lula ficará tronado para sempre.se Já estão preparando tudo, até o exército dos desdentados para baterem no povo caso venha opor.
Eu odeio gente que nada faz, que fica esperando baixar a poeira para ver como as coisas ficam. Nesse intervalo eles avançam.
Mas, eu acredito que todos ficaram submetidos e acomodados, é mais fácil, não é?
corrigindo: caso venha se opor. ( o "se" foi parar em lugar errado..rs)
Devem ser os mesmos que querem o famigerado Voto em Lista.
Os partidos políticos no Brasil, a não ser os de esquerda, e entre eles coloco o PSDB, não tem ideologia. Só fisiologismo.
Portanto para eles o Voto em Lista é o ideal pois assim não têm nenhum compromisso com o eleitor.
SÓ NOS RESTA DAR OS PARABÉNS AOS TUCANOS:
Os cinco deputados do PSDB retiraram há pouco suas assinaturas da PEC do Terceiro Mandato. A informação foi confirmada na noite desta quinta-feira (28) pela Secretaria Geral da Mesa da Câmara. Dessa forma, caiu de 183 para 178 o número de parlamentares que apoiam a proposta que abre caminho para o presidente Lula disputar a eleição presidencial no próximo ano.
O primeiro fax a chegar ao órgão solicitando a retirada de assinaturas foi do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), que recentemente se filiou ao partido. Além do congressista potiguar, também solicitaram retirada de assinatura da proposta os deputados Antônio Feijão (AP), Carlos Alberto Lereia (GO), Eduardo Barbosa (MG) e Silvio Torres (SP).
Laguardia
Vamos ver o que farão os democratas. Ou tiram suas assinaturas da PEC, ou devem ser expulsos. O que não dá prá tolerar é a postura do Rodrigo Maia, a indulgência com que ele está tratando da questão. Se até os tucanos não perdoaram os seus traidores, só falta o DEM achar que tudo bem! Se isto for "ideologia" então estou louco!
Postar um comentário