A cara de sempre da UNE

Tem cara de néscio, jeito de néscio e pensa como néscio o novo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, de 27 anos, militante do Partido Comunista do Brasil (PC do B).

Trata-se de um estudante profissional - como tantos outros cevados pelo PC do B para ocuparem cargos de direção na UNE e em outras entidades estudantis. Cursa o primeiro ano de Sistemas de Informação na Universidade de São Paulo (USP) depois de desistir de dois outros cursos universitários.

Entre 2001 e 2006, estudou Ciência da Computação na Universidade do Estado de São Paulo e iniciou Direito na Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo.

Não trabalha. Nunca trabalhou. Vive às custas do pai. O cargo de presidência da UNE lhe garantirá uma mesada de R$ 1.200,00. Seu discurso se resume a repetir velhos clichês e a defender posições ditadas por seu partido. CPI da Petrobrás?

O PC do B é contra. Alega que o objetivo da CPI não é apurar irregularidades, "mas abrir flanco para a exploração do pré-sal por setores privados".
Chagas também pensa assim.

A crise que ameaça no Senado a presidência de José Sarney (PMDB-AP)? Simples: "A mera saída do Sarney não resolve nada", argumenta Chagas. Como argumenta o PC do B. Como argumenta o governo. Ele se esquiva de dizer qualquer outra coisa a respeito - salvo qualificar de equivocados os ataques desferidos pela oposição contra Sarney.

Por que equivocados? Ora bolas, porque sim.

Sucessão de Lula? Essa é fácil:
- Vamos comparar os oito anos dos governos Fernando Henrique e Lula em vários debates. A UNE sempre foi extremamente crítica ao governo FH, que foi ruim para o país. Mas não vê Lula da mesma forma.

Quer dizer: a UNE vai de Dilma Rousseff. Nada mais natural. Por fim: a UNE combativa do passado deu lugar à UNE chapa branca, que somente este ano já recebeu de subsídios do governo a bagatela de R$ 2,5 milhões.

O que Chagas pensa disso? Resposta na ponta de língua:

-Movimentos sociais não têm a função de fazer oposição a governos, mas sim de ir atrás de conquistas.

Em tempo: a eleição de presidente da UNE continua sendo indireta. As universidades elegem delegados e esses, por sua vez, elegem o presidente. Do Noblat


COMENTÁRIO
O néscio é um vagabundo de cria, não está errado em querer continuar mamando e vivendo no mole. Ele foi criado assim, um inapto. Que ele tenha esterco na cabeça ao invés de massa cinzenta, é problema  dele. O que não dá mais para tolerar é que o Lula da Silva, outra ameba, continue despejando nosso dinheiro suado em cima desses parasitas, aliciando e comprando apoio dessa gente imprestável e improducente.

Juntem tudo na ponta do lápis, o quanto de dinheiro Lula despejou/despeja para cevar os bandos da UNE, CUT, MST [...]. Depois é fácil ele vir na maior cara-de-pau e dizer que, de fato,  não existe política contra a violência no país.

Lula é maior violência contra este país. Por Arthur/Gabriela

2 comentários:

Laguardia disse...

Eu queria saber o que a UNE faz além de distribuir carteirinhas de estudante para pagar meia entrada no cinemas.

Nunca vi a UNE se preocupar com a qualidade do ensino no Brasil.

É uma organização que não serve para nada e recebe tanto dinheiro do governo federal, aliás, nosso dinheiro que deveria estar sendo nanalizado para a saúde, educação, segurnças pública etc.

Joana D'Arc disse...

Universitários de todo o país deixam rastro de sujeira nas escolas públicas

Erika Klingl

Publicação: 21/07/2009 08:11

Garrafas de bebidas alcoólicas, preservativos, drogas e muito lixo. Nada disso combina com escola. Mas, a uma semana do retorno das aulas, foi esse o cenário encontrado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal nos 10 centros de ensino usados pelos mais de 6 mil universitários que ficaram hospedados na cidade em virtude do Congresso da União Nacional dos Estudantes (1)(UNE), entre quarta-feira da semana passada e domingo. A gente viu uns jovens tomando banho na horta das crianças e eles ainda fizeram as necessidades em cima das plantações, lamentou a diretora do Centro de Ensino Fundamental 01, do Lago Norte, Claudia Regina Justino Fernandes.
- (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)

A horta tinha sido preparada em seis meses de trabalho com os alunos de 1ª a 6ª série do ensino fundamental. E agora, de acordo com Cláudia, com a volta às aulas, o monitor responsável pela horta, Leandro Nunes, vai ter que replantar tudo. Não podemos permitir que as crianças comam as verduras nem mexam na terra contaminada, completa. Cláudia conta ainda que esse foi apenas um dos problemas da presença dos estudantes na escola. Esperávamos 400 alunos e vieram mais de 600. Muitos tomaram banhos nus no pátio da escola e constrangeram os funcionários e vizinhos. Além disso, nunca vi tanta sujeira. E a escola estava pronta para a volta às aulas, lamenta.

Problema semelhante ocorreu na Escola Classe do Varjão. Lá, estudam crianças de cinco a 12 anos. Foi uma pena ver tudo sujo e alguns projetos danificados. As plantas do Ciência em Foco, por exemplo, foram todas destruídas, conta o servidor administrativo Éder da Silva. Ele chegou a chamar os coordenadores da escola quando notou que havia consumo de drogas no ambiente. Escola não é para isso, completa.
- (Gustavo Moreno/CB/D.APress)

Isso ocorreu em todas as escolas que eles usaram. Foi lamentável e preocupante porque deu para ver que eles não valorizam o patrimônio público, observa a funcionária da Regional de Ensino de Brasília responsável pela acomodação dos alunos da UNE, Isabelmille Costa Militão Carneiro. De acordo com ela, a secretaria esperava receber 4 mil alunos e, no decorrer do congresso, mais de 6 mil foram alojados. Além disso, no termo de compromisso assinado pela entidade, havia a determinação de que eles providenciariam toda a estrutura, inclusive banheiros químicos e chuveiros, e que devolveriam as escolas do mesmo jeito que encontraram, afirma.
Não foi o que ocorreu, por exemplo, no Setor Leste, na Asa Sul. Lá, os alunos também tomaram banho de mangueira nus no pátio para surpresa da diretora, Ana Lúcia Marques. Ela chegou a chamar a polícia por causa da baderna.