Lula encontrará hoje Kadafi e Ahmadinejad

LULA VAI SE SENTIR EM ‘CASA’

Evento terá presença de líderes do Sudão, condenado por crimes contra a humanidade, e do Irã, alvo de protestos por suposta fraude eleitoral

A viagem à Líbia tem como propósito comemorar os avanços nas relações comerciais entre o Brasil e os países muçulmanos, mas o Lula da Silva ingressará hoje em um campo minado da política internacional.

Cercado de ditadores, como o presidente da Líbia, Muamar Kadafi, e de líderes políticos cuja legitimidade foi posta sob suspeita pela comunidade internacional, como o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, o brasileiro será o convidado de honra de um evento polêmico, do qual o governo não quer saber nem da pauta.

O encontro de Sirte está marcado pela profusão de ditadores entre os 53 chefes de Estado e de governo do continente, incluindo o presidente do Sudão, Omar Al Bachir, desde março alvo de um mandado de prisão internacional por crimes contra a humanidade. O constrangimento aumentou ontem, quando o presidente iraniano confirmou presença no evento. Ahmadinejad se juntará a Lula e ao primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, como “convidado de honra” do encontro. Lula disse não se importar com a presença de líderes controversos ao seu lado:

– Quando você é convidado, não pergunta quem são os outros convidados. Você vai. Aceitei sem perguntar quem vinha.Jornal ZH

LEIA TAMBÉM
Irã manda capturar médico que ajudou jovem baleada

Um comentário:

Anônimo disse...

Em 2003 a Líbia foi a primeira vista oficial de Lula el Bolivaiano, visita de agradecimento e comunhão.

Esta faltando 548 do fim de mandato é para apoio bélico para cotinuar no governo.