Mais um poço seco no pré sal

Segundo Luiz Carlos Azedo em sua coluna de hoje, no Correio Braziliense, "Lula da Silva pretende fazer um novo pronunciamento sobre o pré-sal na tradicional mensagem do Dia da Independência (7 de setembro). Desta vez, quer explicar o porquê do novo marco regulatório do petróleo, com a exploração do pré-sal por uma nova empresa estatal (cujo nome será anunciado), em regime de semimonopólio, no qual a Petrobras terá precedência."

Entenderam???

Não deixa de ser hilário o pronunciamento do excelentíssimo. Pesquisas indicam que a população não sabe nem o que é o PAC, mas Lula acha que deve explicar sobre a rebimboca da parafuseta do pré-sal.

Na verdade, o povo sabe o que lhe interessa saber. Por exemplo, dias atrás fizeram uma pesquisa no Acre, e a maioria da população daquele estado relacionou o PAC à CORRUPÇÃO. Se fizessem uma pesquisa sobre o pré sal, provavelmente este tipo de exploração seria relacionado com o alto custo, alto risco e poço seco.


OS RESULTADOS NÃO DESMENTEM ESTA PERCEPÇÃO:
Grupo britânico perfura outro poço seco no país

"A petroleira britânica BG informou ontem que não teve sucesso em sua segunda tentativa de atingir reservas no pré-sal na Bacia de Santos. O poço Corcovado 2, no bloco exploratório BM-S-52, resultou seco, com apenas indícios de gás natural em escala não comercial. É o segundo poço seco no pré-sal de Santos este ano. A notícia repercutiu mal no mercado financeiro: as ações preferenciais da Petrobrás fecharam em queda de 0,68% na Bolsa de Valores de São Paulo."

Agora, o mais incrível é que Lula - ao invés de cair na real e admitir que o pré sal é um “bilhete premiado” de custo altíssimo e de resultado incerto [até hoje, de 28 poços perfurados, 9 estavam secos, segundo a ANP] - prefere
desacreditar a avaliação das petroleiras privadas que estão trabalhando na região.

Exatamente como ele faz com o emPACado da mãe Dilma, quando tenta transferir sua culpa pelo fracasso administrativo do programa, para a CGU – órgão responsável pela fiscalização das irregularidades do PAC. Por Arthur/Gabriela

Um comentário:

Arthur disse...

Dados apontam para mais um poço seco no pré-sal

Kelly Lima e Nicola Pamplona, O Estado de S. Paulo

Dados sobre perfuração de poços da Agência Nacional de Petróleo (ANP) apontam a possibilidade de um terceiro poço seco no pré-sal da Bacia de Santos, o primeiro a ter como operadora a Petrobrás. Concessionária integral do bloco BM-S-17, a sudoeste do Pólo de Tupi, a estatal teria concluído o trabalho exploratório no dia 11, segundo dados da agência. Pela legislação, descobertas tem de ser informadas no prazo de 72 horas.