Foi Chávez quem decidiu fazer da embaixada brasileira a 'casa da mãe Joana'

LULA OBEDECEU A ORDEM DO BUFÃO BOLIVARIANO

Um trecho da matéria de João Domingos, hoje, do Estadão: “O líder venezuelano teria até mesmo aconselhado Zelaya a procurar a embaixada brasileira. De acordo com fontes do Palácio do Planalto e do Itamaraty, Chávez considerou que a embaixada brasileira era o local mais seguro para Zelaya”.

Fue una operación secreta, fue una gran operación de engaño”, revelou Chávez aos jornalistas. “¿Tú no viste la cara de goriletti cuando le preguntaron donde estaba Zelaya?”, disse às gargalhadas em alusão ao presidente de Honduras, Roberto Micheletti. AP Foto/Tina Fineberg
Notícias24

A diplomacia terceiro-mundista tupiniquim inovou, em matéria de Direito Internacional, criando a figura do perseguido que pretende ENTRAR e não SAIR. Costuma-se conceder asilo para aquele que tenta sair do país, perseguido pelo seu governo, e Zelaya, ao contrário, entrou no país com uma súcia de 60 simpatizantes, o que desfigura a individualidade do asilo. Pior: Zelaya está usando o prédio diplomático como “bunker” da guerrilha para conclamar seus desordeiros e convulsionar as forças de ordem do país.

MAIS MENTIRAS:
Zelaya diz que percorreu “15 quilômetros de precipícios e planaltos para chegar até à embaixada do Brasil. E garante três mentiras monumentais.

1- Ninguém da embaixada do Brasil sabia de nada, Zelaya “arriscou” chegar lá e ser recebido amistosamente.

2- Sua mulher estava lá, por coincidência.

3 - Jornalistas da TV chapa branca do Lula chegaram a Tegucigalpa uma semana antes de Zelaya, por coincidência


ZELAYA PRATICAMENTE MATERIALIZOU-SE NA EMBAIXADA BRASILEIRA
The New York Times,
estampou ontem, com destaque, a foto do presidente deposto dormindo na embaixada, com a legenda: “Um longo caminho para casa, mas como ele chegou lá?”A versão oficial é de que não houve intervenção brasileira. Segundo o chefe do Departamento de América Central e Caribe do Itamaraty, Gonçalo Mourão, “(Zelaya) praticamente se materializou na embaixada”.


OPOSIÇÃO NO BRASIL CRITICA
Para o senador José Agripino Maia (DEM) o Brasil entrou no meio de uma confusão desnecessária. Ele questiona se Lula não aceitou entrar no jogo para ficar bem com Hugo Chávez, líder venezuelano que, aparentemente, cedeu o avião para o retorno do presidente deposto.

Líderes do PPS querem saber como Zelaya chegou até a embaixada e também mais informações sobre a sua permanência no local, pois como não se trata de um asilo, parece haver uma participação da diplomacia brasileira em uma ação clandestina e uma clara ingerência em assuntos internos de outro país. O presidente do partido, Roberto Freire, declarou que o Brasil "ofereceu seu espaço soberano em Tegucigalpa" para a definição de assuntos políticos internos de Honduras, o que considerou como "insólito e perigoso".

Na opinião do deputado Raul Jungmann, a embaixada se transformou em tribuna eleitoral e o chanceler Celso Amorim deve ser responsabilizado por isso. Zelaya está acompanhado de cerca de cem seguidores. O líder deposto, porém, anunciou ontem que vai mandar parte deles embora.

Já o senador Arthur Virgílio (PSDB) afirmou que se o governo combinou tudo isso, trata-se de um absurdo diplomático imperdoável "O Brasil perdeu a possibilidade de ser um interlocutor nesta crise, porque agora está diretamente implicado na campanha para restabelecer o mandato do presidente Zelaya". Jornal de Brasília


INTROMISSÃO DO BRASIL
O ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Rubens Ricupero, expressou irritação com seu governo, por abrigar Manuel Zelaya na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. "O Brasil adotou uma posição militante, que é diferente da diplomacia" disse o Embaixador Ricupero a jornalistas brasileiros nesta semana. Ricupero, embaixador em Washington, de 1991 a 1993, acrescentou que o governo esquerdista, Lula da Silva, está interferindo nos assuntos internos de outro país. - "Isto é a mesma coisa do que acusam os EUA de fazerem", disse ele. e-mail jmorrison @washingtontimes.com. Por
James Morrison (Contato)


UNOAMÉRICA PEDE FREAR AÇÕES DE LULA EM HONDURAS
Buenos Aires, 23 de setembro – A União das Organizações Democráticas da América -
UnoAmérica, que realiza um congresso nesta cidade, faz um chamado urgente aos setores democráticos do continente - particularmente aos brasileiros - para colocarem um freio nas ações que leva a cabo o presidente Lula em Honduras, às quais poderão generalizar uma escalada de violência nessa nação. Você continua a leitura no Heitor de Paola

Um comentário:

Anônimo disse...

Um absurdo : Lula, Amorim e Hugo Chaves!

Por que a oposicao nao pede impeachment de Lula?