Governo não usa apenas a restituição do IR para encher caixa. Dinheiro de fundos é usado para fazer caixa e cumprir a meta fiscal.
O governo tem usado parte do dinheiro destinado para alguns fundos especiais, administrados pelo Poder Executivo, para engordar o caixa e garantir o cumprimento da meta fiscal. A contenção de recursos desses fundos, que em tese são criados para garantir o atendimento de projetos e serviços considerados prioritários, vem crescendo. Somente este ano, o valor retido representa quase 24% do superavit primário acumulado por todo o setor público.
De acordo com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), apurados pela liderança do Democratas, dos 51 fundos do Poder Executivo checados, 29 estão com sobra de receitas. A diferença acumulada nos nove primeiros meses do ano já ultrapassa os R$ 10 bilhões. O valor é expressivo, considerando que de janeiro a agosto a União, os estados, os municípios e as empresas estatais dessas três esferas de poder economizaram R$ 43,4 bilhões para pagamento de juros da dívida pública, o chamado superavit primário.
LEGISLAÇÃO
A constituição dos fundos do Poder Executivo segue regra fixada por uma lei de 1964. O objetivo é assegurar receitas que, por lei, se vinculam à realização de determinados objetivos ou serviços. Quando o dinheiro não é utilizado, ele é automaticamente destinado para o chamado superavit primário.
A lista inclui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), uma das principais fontes de receita para as operações de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Fundo do Regime Geral de Previdência (FRGPS), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e até outros menos conhecidos, como o Fundo da Marinha Mercante.
É em cima dos fundos menos conhecidos que o governo segura a maior parte do dinheiro.
COMPROMISSO FISCAL
O uso indevido dos fundos especiais é mais uma das medidas tomadas pelo governo para tentar manter recursos dentro do caixa e cumprir seu compromisso fiscal.
Para engordar os cofres, o governo já decidiu este ano exigir um pagamento maior de dividendos por parte das empresas estatais, transferiu para o Tesouro Nacional depósitos judiciais que estavam recolhidos em bancos, além de determinar o retorno de R$ 4,2 bilhões em subsídios pagos nos empréstimos do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND).
Mesmo assim, na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que a Receita Federal está retardando o pagamento das restituições do Imposto de Renda das pessoas físicas para segurar o dinheiro nos cofres públicos.
SAIBA +
Superavit primário é a diferença positiva entre tudo o que governo arrecadou e as despesas com que teve que honrar.
Se a receita é maior que a despesa, o governo registra um superavit primário. Se gastar mais do que recebe, o governo registra um deficit.
Parte do superavit primário brasileiro é usadopara o pagamento dos juros e amortização da dívida. Outra parte do resultado primário é destinada a aumentar a disponibilidade de caixa do Tesouro Nacional e, assim, reduzir a dívida líquida da União.
Já as receitas da União são os impostos, contribuições e outras formas de arrecadação do governo, como, royalties do petróleo. Compõem também as receitas do governo causas judiciais, recebimento de empréstimos .
Valor fica maior a cada ano
O expediente utilizado pelo governo para preservar o caixa federal, retendo parte do dinheiro destinado para os chamados fundos especiais, não é inédito. O valor retido, entretanto, tem aumentado. Em 2007, o Poder Executivo administrava 43 fundos especiais, de acordo com dados do Tribunal de Contas da União (TCU). Desse total, dez acumularam R$ 4,5 bilhões a mais do que as despesas registradas no ano, quando o setor público fez um superavit primário de pouco mais de R$ 101 bilhões.
Em 2008, a mão do governo foi mais pesada. Dos 42 fundos existentes, 22 fecharam o exercício com saldo positivo. A diferença entre receitas e despesas garantiu aos cofres do Tesouro Nacional mais de R$ 29 bilhões, ou 25% do superavit primário apurado naquele ano, que foi de R$ 118 bilhões, de acordo com dados do Banco Central.
RECORDE
Considerando os registros do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), o volume de retenções este ano pode bater recorde, já que o número de fundos atingidos aumentou e o volume de recursos retidos equivale a quase um quarto da economia feita por todo o setor público para o pagamento dos juros da dívida.
O desempenho do Fundo de Garantia para Promoção da Competitividade (FGPC) é um bom exemplo de como o governo tem manobrado os recursos do Orçamento para garantir dinheiro suficiente para o cumprimento da meta fiscal. Até agora, o FGPC acumula R$ 68,1 milhões em receitas, mas os gastos nestes nove meses foram de apenas R$ 2 milhões. A previsão de receitas para o fundo em 2009 é de R$ 89,7 milhões.
Alguns fundos são considerados até mesmo por técnicos do executivo como uma espécie de reserva estratégia do governo.
CAIXA EXTRA
O exemplo mais clássico é o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Desde sua criação, em 2000, nenhum real alocado para o Fust foi utilizado para atender os objetivos fixados. Este ano, as receitas do fundo já somam R$ 1,5 bilhão.
A contenção de recursos, seja dos fundos ou dos lotes de restituição do imposto de renda das pessoas físicas, tem sido adotada pelo governo por conta do fraco desempenho da arrecadação de impostos e contribuições.
Apesar da economia brasileira ter iniciado seu processo de recuperação no segundo trimestre, depois de ter amargado uma contração entre setembro do ano passado e março deste ano, esse movimento ainda não se materializou em aumento do fluxo de dinheiro recolhido por meio da cobrança de tributos. A arrecadação registrada de janeiro a agosto ficou R$ 34,9 bilhões abaixo do valor recolhido no mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Fisco.
O governo tem usado parte do dinheiro destinado para alguns fundos especiais, administrados pelo Poder Executivo, para engordar o caixa e garantir o cumprimento da meta fiscal. A contenção de recursos desses fundos, que em tese são criados para garantir o atendimento de projetos e serviços considerados prioritários, vem crescendo. Somente este ano, o valor retido representa quase 24% do superavit primário acumulado por todo o setor público.
De acordo com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), apurados pela liderança do Democratas, dos 51 fundos do Poder Executivo checados, 29 estão com sobra de receitas. A diferença acumulada nos nove primeiros meses do ano já ultrapassa os R$ 10 bilhões. O valor é expressivo, considerando que de janeiro a agosto a União, os estados, os municípios e as empresas estatais dessas três esferas de poder economizaram R$ 43,4 bilhões para pagamento de juros da dívida pública, o chamado superavit primário.
LEGISLAÇÃO
A constituição dos fundos do Poder Executivo segue regra fixada por uma lei de 1964. O objetivo é assegurar receitas que, por lei, se vinculam à realização de determinados objetivos ou serviços. Quando o dinheiro não é utilizado, ele é automaticamente destinado para o chamado superavit primário.
A lista inclui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), uma das principais fontes de receita para as operações de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Fundo do Regime Geral de Previdência (FRGPS), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e até outros menos conhecidos, como o Fundo da Marinha Mercante.
É em cima dos fundos menos conhecidos que o governo segura a maior parte do dinheiro.
COMPROMISSO FISCAL
O uso indevido dos fundos especiais é mais uma das medidas tomadas pelo governo para tentar manter recursos dentro do caixa e cumprir seu compromisso fiscal.
Para engordar os cofres, o governo já decidiu este ano exigir um pagamento maior de dividendos por parte das empresas estatais, transferiu para o Tesouro Nacional depósitos judiciais que estavam recolhidos em bancos, além de determinar o retorno de R$ 4,2 bilhões em subsídios pagos nos empréstimos do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND).
Mesmo assim, na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que a Receita Federal está retardando o pagamento das restituições do Imposto de Renda das pessoas físicas para segurar o dinheiro nos cofres públicos.
SAIBA +
Superavit primário é a diferença positiva entre tudo o que governo arrecadou e as despesas com que teve que honrar.
Se a receita é maior que a despesa, o governo registra um superavit primário. Se gastar mais do que recebe, o governo registra um deficit.
Parte do superavit primário brasileiro é usadopara o pagamento dos juros e amortização da dívida. Outra parte do resultado primário é destinada a aumentar a disponibilidade de caixa do Tesouro Nacional e, assim, reduzir a dívida líquida da União.
Já as receitas da União são os impostos, contribuições e outras formas de arrecadação do governo, como, royalties do petróleo. Compõem também as receitas do governo causas judiciais, recebimento de empréstimos .
Valor fica maior a cada ano
O expediente utilizado pelo governo para preservar o caixa federal, retendo parte do dinheiro destinado para os chamados fundos especiais, não é inédito. O valor retido, entretanto, tem aumentado. Em 2007, o Poder Executivo administrava 43 fundos especiais, de acordo com dados do Tribunal de Contas da União (TCU). Desse total, dez acumularam R$ 4,5 bilhões a mais do que as despesas registradas no ano, quando o setor público fez um superavit primário de pouco mais de R$ 101 bilhões.
Em 2008, a mão do governo foi mais pesada. Dos 42 fundos existentes, 22 fecharam o exercício com saldo positivo. A diferença entre receitas e despesas garantiu aos cofres do Tesouro Nacional mais de R$ 29 bilhões, ou 25% do superavit primário apurado naquele ano, que foi de R$ 118 bilhões, de acordo com dados do Banco Central.
RECORDE
Considerando os registros do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), o volume de retenções este ano pode bater recorde, já que o número de fundos atingidos aumentou e o volume de recursos retidos equivale a quase um quarto da economia feita por todo o setor público para o pagamento dos juros da dívida.
O desempenho do Fundo de Garantia para Promoção da Competitividade (FGPC) é um bom exemplo de como o governo tem manobrado os recursos do Orçamento para garantir dinheiro suficiente para o cumprimento da meta fiscal. Até agora, o FGPC acumula R$ 68,1 milhões em receitas, mas os gastos nestes nove meses foram de apenas R$ 2 milhões. A previsão de receitas para o fundo em 2009 é de R$ 89,7 milhões.
Alguns fundos são considerados até mesmo por técnicos do executivo como uma espécie de reserva estratégia do governo.
CAIXA EXTRA
O exemplo mais clássico é o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Desde sua criação, em 2000, nenhum real alocado para o Fust foi utilizado para atender os objetivos fixados. Este ano, as receitas do fundo já somam R$ 1,5 bilhão.
A contenção de recursos, seja dos fundos ou dos lotes de restituição do imposto de renda das pessoas físicas, tem sido adotada pelo governo por conta do fraco desempenho da arrecadação de impostos e contribuições.
Apesar da economia brasileira ter iniciado seu processo de recuperação no segundo trimestre, depois de ter amargado uma contração entre setembro do ano passado e março deste ano, esse movimento ainda não se materializou em aumento do fluxo de dinheiro recolhido por meio da cobrança de tributos. A arrecadação registrada de janeiro a agosto ficou R$ 34,9 bilhões abaixo do valor recolhido no mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Fisco.
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