Militares encontram 8 cadáveres de guerrilheiros e vários laptops das Farc

O comandante das Forças Militares, general Freddy Padilla de León, disse aos jornalistas que entre os corpos localizados encontram-se o de duas mulheres. Além disso, computadores e memórias foram encontrados.

Ele explicou que nesta operação, que começou na quarta-feira, foi bombardeado um acampamento no centro do comando conjunto das FARC, localizada no departamento de Tolima.

Ele acrescentou que "até o momento foram localizados oito corpos, embora as autoridades tenham apreendido 10 fuzis, uma metralhadora M-60, cinco computadores portáteis, uma pistola Pietro Beretta, seis granadas, 26 provedores, um telescópio, uma base de rádio, quatro telefones, um disco rígido e 12 memórias USB, uma delas MP-3".

Ao detalhar parte da operação um comunicado das Forças Militares indicou que, "de acordo com o testemunho de um sobrevivente da guerrilha", se encontrava no local do bombardeio "outros 30 guerrilheiros" .

O sobrevivente acrescentou, em um vídeo apresentado pelas Forças Armadas, que no local se encontrava Arquimedes Muñoz Villamil, o "Jerome Galeano", chefe do comando central das Farc.

Segundo as autoridades, "Jerônimo" é responsável por seqüestros, assassinatos e extermínio de índios, e é considerado a “mão direita "de Alfonso Canõ, principal líder das Farc depois da morte de Pedro Antonio Marín, conhecido como "Tirofijo", fundador da guerrilha.

A intensidade do ataque aéreo produziu um colapso na montanha onde se localizava o acampamento da guerrilha. Não foi possível o completo acesso ao local, por ele estar minado, e também às condições climáticas difíceis, disse o relatório oficial.

De sua parte, o presidente colombiano Álvaro Uribe pediu cautela ao se referir ao ataque contra as FARC.

"Tenho que ser muito prudente. Esperemos a verificação que está sendo feita pelas Forças Armadas. Ali, havia uma inteligência muito valiosa da Polícia Nacional”, disse Uribe aos jornalistas.

Algumas horas antes, o governador de Tolima, Oscar Barreto, disse às rádios locais que provavelmente teriam morrido no bombardeio, entre 30 e 40 guerrilheiros das FARC.

O ataque afetou um "corredor histórico" das FARC situado em uma vasta área que faz fronteira com o departamento de Tolima no Valle del Cauca (sudoeste). Foto: EFE / Leonardo Muñoz – via
Notícias24Tradução de Arthur para o MOVCC


LEIA TAMBÉM:
VEJA 6 – Brasileiro é seqüestrado pelas Farc na Venezuela!!! Alertado, governo Lula ainda não fez nada! – No Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: