PAC do papel higiênico

O TRONO

Lula, Dilma e o papel higiênico. Presidente e ministra viram personagens involuntários de propaganda no rádio

O fabricante de papel higiênico Neve está veiculando, desde a manhã de ontem, nas principais emissoras de rádio do país, uma propaganda bem-humorada e polêmica em que usa a imitação da voz do Lula da Silva e faz referência à Dilma Rousseff. A peça é sobre o "novo Pack (embalagem) do Neve com 16 rolos", numa alusão ao PAC do governo.

Sem citar o nome de Dilma, um imitador de Lula, o humorista Beto Hora, da Rádio Bandeirantes, utiliza os principais bordões usados pelo presidente, como "brasileiros e brasileiras" e "nunca na história deste país", para anunciar que está lançando um "pac que vai trazer mais economia para os brasileiros". Por Germano Oliveira

O humorista Beto Hora, que interpreta Lula, deixa a ministra Dilma em maus lençóis, já que "Lula" diz que quer "chamar aqui a maior responsável por esse sucesso". "Com vocês, a ministra... Ué, cadê a ministra?". E, ao fundo, se ouve uma voz feminina gritando "Alfredooooo!!" (personagem de um mordomo que marcou as propagandas do papel higiênico Neve).

Em seguida, "Lula" volta a falar. "Vamos aproveitar (diz rindo) que a ministra está em conferência com o Alfredo para falar do pack econômico de Neve com 16 rolos. Nunca na história deste país o povo teve tanta maciez. Só papel higiênico Neve tem o toque da seda. É impossível viver sem Neve".

- Sou humorista há 20 anos e sempre imitei o Lula, mas deixei bem claro que sou apenas um artista. Os responsáveis pelo comercial são a agência e a empresa. Acho até que os petistas e os mais conservadores não gostarão, mas o público mais jovem vai gostar. Talvez a ministra Dilma possa não gostar, mas, por outro lado, vai ficar a mensagem de que se ela fizer alguma bobagem no governo, o Neve limpa - disse Beto Hora.

O humorista diz que não conhece Lula pessoalmente, mas, certa vez, teve um encontro com Fábio, filho de Lula, que pediu para que o humorista ligasse para o presidente e falasse bem dele.

- Olha, vê se compra umas roupinhas novas para o Fábio, afinal ele tem que se vestir bem, é filho do presidente - contou Beto ontem, acrescentando que Lula riu muito da imitação ao telefone.

Nos shows que faz em convenções empresariais, chamado "Não recuse imitações", Beto diz que costuma apresentar a mensagem do presidente da organização como se fosse Lula:

- Todo mundo ri muito - diz.

Em comunicado à imprensa, a agência de publicidade DPZ, que produziu o comercial, explica o objetivo da peça publicitária no rádio: "O resultado é uma peça cheia de bom humor, com o único interesse de promover o produto. Essa mensagem é nitidamente entendida pelas pessoas, que nem por isso deixam de escutar uma peça bem-humorada e divertida".

A DPZ esclarece ainda que a campanha entrou no ar em várias praças do país, com destaque para as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, interior desses estados, capitais do Norte e Nordeste e do Sul do país. A criação é de Fernando Rodrigues e Kleber Fonseca, e a direção de criação é de José Zaragoza, Fernando Rodrigues e Diego Zaragoza.

O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) disse que a propaganda ainda não foi analisada pelos conselheiros, mas a princípio afirma que não há proibição para que se faça paródia com governantes. Segundo o Conar, usar de humor em comerciais não é antiético e não desrespeita a autorregulamentação publicitária, mas caso algum consumidor ou os políticos se sintam ofendidos, poderá ser aberto um processo no Conar para a discussão ética da propaganda. Se o relator do caso verificar alguma infração ética, poderá conceder uma liminar e retirar a peça publicitária do ar.

O Palácio do Planalto informou que não comentaria a propaganda. O Globo -


COMENTÁRIO
Só o alarde da imprensa sobre a peça publicitária já rendeu a Agência a ao anunciante o marketing desejado. Mesmo que o CONAR resolva retirar a propaganda do ar, pode-se dizer que ela já atingiu seu objetivo.

EFEITO COLATERAL DA MENSAGEM
Por outro lado os consumidores ‘mais exigentes’ – digamos assim – bem que poderiam desconfiar da promessa do produto [ao ser associado a figuras mentirosas, nada limpas, e a programas fictícios], e entender como mensagem justamente o contrário: que a embalagem “pack” é menos econômica porque tem menos qualidade e, portanto, gasta-se muito mais para obter o mesmo resultado.

De qualquer forma não deixa de ser engraçado ver Lula & Dilma ganhando o único ‘trono’ que de fato merecem. Vamos ver por quanto tempo os dois problemáticos vão resistir à piada! Por Arthur/Gabriela

Um comentário:

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ vente cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ dove acquistare cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ venta cialis