Balanço de Copenhague

Lendo os jornais agora pela manhã vi a manchete, pequena, no pé de página, de que os EUA estão cobertos de neve, que o inverno lá chegou antes. Frio, portanto. O suposto aquecimento global, há cerca de um ano, era usado pela estatal Sabesp para aterrorizar os paulistas com comerciais a respeito da suposta ameaça da falta de água por aqui. Depois dos sucessivos dilúvios verificados em 2009 em todo o país não restou alternativa que não acabar com o terrorismo da falta de água, descontinuando os comerciais terroristas. Os fatos enquadraram os ecochatos. Os fatos sempre enquadrarão os que vivem mergulhados na Segunda Realidade. O mesmo vimos acontecer em Copenhague. Por Nivaldo Cordeiro

A grande notícia é que Barack Obama curvou-se aos fatos e, junto com a China e a Alemanha, mandou ao lixo as palavras de ordem dos ativistas sinceros e também dos assalariados hipócritas da muitas Ongs que vivem dessa fantasia barata. Você continua a leitura em sua página, aqui


FRIO E NEVE DEIXAM MORTOS NOS EUA E NA EUROPA
Sistema de transportes é suspenso em diversos países


RIO - O inverno está castigando o Hemisfério Norte, com mais de 40 mortes registradas. Nevascas atingiram a Costa Leste dos Estados Unidos, com dez mortes registradas, e cidades decretaram emergência. Na Europa, o serviço de trens Eurostar foi cancelado depois que milhares de pessoas ficaram presas no Eurotúnel na noite da última sexta, e foram registradas 29 mortes por congelamento na Polônia e outras na França e na Alemanha.

O serviço de trem
Eurostar prolongou para segunda-feira o cancelamento de todas as viagens anunciado neste fim de semana, depois que o mau tempo no norte da França fez com que seis trens quebrassem, deixando milhares de passageiros presos dos dois lados do Canal da Mancha no fim de semana antes do Natal. A empresa informou que não sabe quando o serviço será normalizado.

Confira a fotogaleria com imagens da neve em diversas cidades do mundo
Calcula-se que 55 mil pessoas estão bloqueadas dos dois lados do Canal da Mancha aguardando para viajar às vésperas do Natal. Em nota, a companhia afirmou: "Assumimos o compromisso de restaurar nossos serviços o mais breve possível, mas nossa prioridade é a segurança e o conforto dos nossos clientes".

Cinco trens com dois mil passageiros pararam de funcionar na noite da última sexta-feira dentro do Eurotúnel, que liga a Inglaterra à França. Um sexto trem quebrou no sábado depois que o Eurostar tentou colocar em circulação quatro trens partindo de Londres para testar a normalização dos serviços. Cerca de 700 pessoas estavam a bordo quando a composição parou na região de Kent, no sudeste da Inglaterra.

Num aviso divulgado no seu site, o Eurostar informou que ia colocar em circulação alguns trens no domingo para melhor entender os problemas que ocorreram.

"Assumimos o compromisso de restaurar nossos serviços o mais breve possível, mas nossa prioridade é a segurança e o conforto dos nossos clientes", informava a nota.

Os passageiros afetados podem recuperar o dinheiro das passagens, retirar um novo bilhete, além de uma compensação. Cerca de 25 mil pessoas deveriam ter viajado no sábado, de acordo com a companhia.

- É um pouco como tirar uma garrafa de cerveja do congelador e levar para uma sala quente. Em poucos minutos, ela condensará - disse o CEO da Eurostar Richard Brown. - Acreditamos que esta foi a principal causa dos problemas elétricos.
Ele afirmou que o número de trens quebrados é "sem precedentes".

Na Alemanha, o frio da madrugada de sábado atingiu 33,6 ºC na cidade de Funtense, na Baviera. Duas mulheres morreram em acidentes de carro separados por causa do gelo. Os acidentes ocorreram em Schleswig-Holstein, norte alemão. Na maioria das grandes cidades, a temperatura ficou em volta dos 10 ºC negativos.

Vinte e nove pessoas morreram congeladas na Polônia no sábado e no domingo, com temperaturas que chegaram aos 20 ºC negativos em algumas partes do país, informou a polícia, que pediu à população que avise se vir desabrigados ou bêbados nas ruas, num esforço para diminuir o números de mortes por frio que ocorrem todos os invernos. Desde o início de dezembro, 47 pessoas morreram congeladas em todo o país.

Na França, a madrugada de domingo foi uma das mais frias do ano, com 24 ºC negativos no norte do país. Dois desempregados foram encontrados mortos, um na região de Arras e outro em Marselha.

Já nos Estados Unidos, as nevascas interromperam os serviços de transporte público, levaram as empresas a cancelarem voos e dificultaram as compras de Natal um fim de semana antes do feriado. Cerca de 56 centímetros de neve eram esperados para cair na noite de sábado na região de Baltimore e Washington. Essa é a pior tempestade de neve a atingir a área desde fevereiro de 2003. O mau tempo avançou para o norte.

Os voos foram cancelados nos três principais aeroportos da região da capital Washington antes que dois deles - Reagan e BWI - foram fechados até a manhã de sexta. Atrasos e cancelamentos também foram registrados no aeroporto internacional da Filadélfia.

Leia mais: Washington decreta emergência
Em Washington, os serviços de metrô e ônibus foram suspensos porque as ruas estavam intransitáveis.

A nevasca chegou a Nova Iorque na noite de sábado, o que foi um alívio para os comerciantes que receberam clientes para compras de Natal durante o dia.

Nenhum aeroporto foi fechado, mas as empresas aéreas cancelaram diversos voos, até alguns que já haviam partido. As viagens de trem sofreram grandes atrasos. O metrô continuou funcionando. O Serviço Nacional de Metereologia divulgou um aviso de tempestade com ventos de fortes e muita neve em Boston.

Os governos da Virgínia e de Maryland decretaram emergência.
O Globo

Nenhum comentário: