Oposição iraniana vai usar visita de Lula para protestar

AE - Agencia Estado


SÃO PAULO - A oposição iraniana planeja aproveitar a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Teerã, em maio, para realizar um grande protesto contra o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad. A iniciativa foi confirmada por opositores que conseguiram fugir para a Europa nos últimos meses. Para dirigentes do movimento verde - como ficou conhecido o grupo liderado pelo candidato oposicionista Mir Houssein Mousavi, derrotado nas eleições presidenciais de junho, cujo resultado afirma ter sido fraudado -, a viagem do brasileiro seria uma oportunidade única para constranger o regime.

"Estamos planejando um protesto para mostrar ao mundo que queremos democracia e liberdade de expressão", disse a líder feminista iraniana Shadi Sadr, presa em julho em Teerã e acusada de ser "agente do Ocidente" por defender os direitos das mulheres. Vivendo agora na Europa, Shadi Sadr indica que movimentos sociais começam a se mobilizar para a visita de Lula. "Se o Brasil é um país democrático, vai entender o nosso protesto", indicou outro ativista, que prefere não se identificar.

A ativista iraniana e prêmio Nobel da paz de 2003 Shirin Ebadi alertou que Lula estaria "violando os princípios democráticos" se não promovesse reuniões com a oposição em Teerã. Ela poderá visitar o Brasil exatamente na semana em que Lula estiver no Irã. Porém, a oposição sabe que o governo de Teerã deverá tomar todas as precauções para "blindar" seu convidado de honra. Teerã insiste que muitos dos pessoas que o Ocidente identifica como oposição são, na realidade, "terroristas". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentário - Quer dizer que além do 'xperto' presidente do Brasil ir apoiar o ditador sanguinário iraniano e, ser usado por este a fim de fortalecer-se politicamente, ainda vai ser 'blindado' para não ver os protestos do povo iraniano?!
E, enquanto "elle" estiver candidamente sentado no seu aviãozinho, voltando para casa, provavelmente muitos desses opositores estarão sendo mortos pela milícia do Ahmadinejad .Movcc/ Joana D'Arc

Nenhum comentário: