Será que Lula planeja guerra?

É um disparate a intromissão de Lula da Silva em outros países. Ele procura o quê? ( movcc)

Lula pede debate na ONU sobre disputa nas Ilhas Malvinas
PLAYA DEL CARMEN, México (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta terça-feira o início de um debate na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a polêmica envolvendo a exploração petroleira nas Ilhas Malvinas por uma empresa britânica, criticada pela Argentina.
O governo argentino, que disputa com a Grã-Bretanha a soberania do arquipélago, reagiu nas últimas semanas após tomar conhecimento das intenções da empresa Desire Petroleum de iniciar explorações de petróleo nas ilhas.
Durante a Cúpula do Grupo do Rio, no balneário mexicano de Playa del Carmen, Lula disse não ser possível que a Argentina não tenha soberania sobre as Malvinas e que esse direito seja exercido por um país a 14 mil quilômetros de distância.

"Qual é a explicação política das Nações Unidas para que não tenham tomado uma decisão?... Será o fato de a Inglaterra participar como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas a razão para que eles podem tudo e os outros não podem nada?", indagou Lula.

"É necessário que comecemos a lutar para que o secretário-geral das Nações Unidas reabra este debate com muita força dentro das Nações Unidas", afirmou.

Durante a cúpula do Grupo do Rio, a Argentina recebeu o apoio de líderes latino-americanos e do Caribe à sua oposição à exploração petroleira da Grã-Bretanha no arquipélago.

"Não é possível que as Nações Unidas continuem com um Conselho de Segurança que seja representado pelos interesses políticos da Segunda Guerra Mundial, que não levem em conta todas as mudanças que ocorreram no mundo", disse Lula.

"A ONU se distancia e os países individualmente se ocupam de seus assuntos, porque a ONU perdeu representatividade", afirmou.

(Reportagem de Miguel Angel Gutiérrez

5 comentários:

Joana D'Arc disse...

Eu não disse que, se não chegasse logo 31 de dezembro, esse bocorroto oferecido ia nos colocar em muitas outras enrascadas?

Está dando uma de 'estadista' pensando que Sua Majestade vai lhe dar ouvidos...

Deveria se colocar no seu insignificante e rastejante lugar!

Joana D'Arc disse...

God Save the Queen
.
Chavez vai convocar uma reunião da ALBA, com Fidel, Raul, Lula, Evo, Correa, Ortega, Cristina.

Zelaya vai querer participar sem convite, óbvio.

Fidel vai psicografar e não vai.

Raul não chega a tempo, porque não encontra a dentadura.

Lula de onde estiver vai a jato para Líbia, aconselhar-se com seu “irmão e líder”.

Cristina se tiver hora marcada no SPA, não vai.

Vão os mais subservientes Evo, Correa, Ortega, mas quando Chavez começar com a conversa de banho de sangue nas Falklands.

Evo começa a mascar e não diz nada. Correa entra em pânico, fica hipertenso, vermelho, quer levantar e sair. Ortega que é um “somelier” de destilados, discorda da idéia e prefere discutir onde sirvam algo mais que gin disfarçado de água.

Chavez não desiste do apoio e vai para TeleSur apoiar a Argentina com programas de hora em hora.

************************

Reproduzido do Mauro/FL

Anônimo disse...

Estamos em ano eleitoral, o "presidente" e seu partido procuram um fato novo para explorar durante a campanha eleitoral. É sabido o anti-americanismo crônico no Brasil. Com os americanos recuando (temporariamente) na questão das contra-retaliações, terão que procurar outros meios.

E alinhar-se com a argentina neste caso é para lá de estúpido. Poucos se lembram hoje de que na época da guerra das malvinas Galtieri tinha três opções para guerra: atacar o Chile (posse do canal de Beagle), atacar as Falklands, ou atacar o Brasil (sete povos das missões).

Calculou que o leão britânico estava velho e desdentado, que os EUA não apoiariam a Inglaterra e que teria apoio dos demais países latino-americanos.

Felizmente para nós ele se deu mal. O governo brasileiro era mais inteligente nessas questões naquela época, e permaneceu neutro. Sabia muito bem que se a argentina vencesse, impediria o acesso do Brasil à antártida, e talvez até mesmo tentasse repetir os feito das Falklands em territórios brasileiros.

E mais absurdo, todo esse pessoal simplesmente não leva em conta a população que vive nas ilhas.

Anônimo disse...

Vamos ouvir um pouco o que os kelpers tem a dizer de si mesmos:

http://www.falklands.gov.fk/

bellzinham@hotmail.com disse...

Lula está sofrendo da síndrome do poder ilimitado e universal, ele manda e o universo obedece, ele agora vai mandar a ONU devolver as ilhas malvinas para a argentina e a corôa britãnica terá que obedecer e curvar-se diante das ordens do Rei D. Quixote Tu(piniquinho. Lula meteu-se a cavalo do cão em Honduras e levou um coice de mula que acabou sendo hospitalizado e como se isso não bastasse agora ele quer porque quer o cargo de bobo da corte.