Posição de Lula é pavorosa



É verdade que Lula pode ver o cargo como estando abaixo do que merece, mas -em vista de suas posições pavorosas sobre os direitos humanos- seria o lugar certo

(ANDRES OPPENHEIMER DO "MIAMI HERALD")
UMA NOTA publicada nesta semana sugeriu que Luiz Inácio Lula da Silva estaria cogitando candidatar-se ao cargo de secretário-geral da ONU depois que deixar a Presidência. Se isso é verdade, explica muitas coisas. Até agora, a visão convencional era que a política externa brasileira recente de apoio declarado às ditaduras mais implacáveis do mundo estaria ligada à emergência do país como nova potência na economia mundial e a seu desejo de exercitar seu poder de ator novo -e acirradamente independente- no palco internacional.
É provável que isso seja verdade. Mas o relato afirmando que Lula foi sondado por mais de uma pessoa para ser candidato a secretário-geral da ONU em 2011 acrescentou um novo elemento ao quebra-cabeças do que está por trás da política externa brasileira.
Diego Arria, um ex-presidente do Conselho de Segurança da ONU, me disse que "Lula seria um candidato muito forte, devido ao peso do Brasil como potência cada vez mais independente e devido a seu prestígio internacional". Ele acrescentou que Lula pode estar agindo para agradar ao clima anti-EUA nas Nações Unidas, com vistas "a posicionar-se como candidato forte a secretário-geral".
Nos últimos dias Lula vem dando algumas declarações chocantes que são difíceis de compreender, vindas de um ex-líder sindical que fez oposição a ditaduras militares. Em uma entrevista, ele comparou com "bandidos" os oposicionistas cubanos pacíficos que estão fazendo greve de fome.
Lula, que visitou Cuba recentemente e posou, sorrindo, com o ditador militar desse país, general Raúl Castro, pouco após a morte do prisioneiro político Orlando Zapata em decorrência de uma greve de fome, afirmou que greves de fome não devem ser usadas "como pretexto" para defender os direitos humanos.
Dias antes, Lula tinha reafirmado sua decisão de visitar o Irã em maio, não obstante os esforços internacionais para impor sanções a esse país. No fim do ano passado, Lula deu a Mahmoud Ahmadinejad uma injeção de propaganda de que o presidente iraniano precisava muito quando o recebeu com honras de tapete vermelho em Brasília, apenas meses depois de o autocrata iraniano ter se proclamado vencedor de uma eleição altamente controversa.
Além disso, o Brasil vem cada vez mais usando seu voto nas Nações Unidas para "proteger países com históricos péssimos de direitos humanos", como Coreia do Norte, República Democrática do Congo e Sri Lanka, segundo relatório da organização Human Rights Watch. Tradução de Clara Allain - ( aqui )

13 comentários:

grampo disse...

Só se pode crer no seguinte. A ONU está decadente. "Um forte candidato, hã...". Até vagabundos a ONU está nomeando?

grampo disse...

Amigo de Ahmadinejah, deixou um preso político morrer em Cuba, amigo dos Castros, amigo de Hugo Chávez, amigo de Kadaf, amigo do Evo Morales, não deu a mínima para Hillary Clinton, defende o enriquecimento de Urânio pelo Irâ. Alguém acredita que ele será convidado?

grampo disse...

Amigo de Ahmadinejah, deixou um preso político morrer em Cuba, amigo dos Castros, amigo de Hugo Chávez, amigo de Kadaf, amigo do Evo Morales, não deu a mínima para Hillary Clinton, defende o enriquecimento de Urânio pelo Irâ. Alguém acredita que ele será convidado?

grampo disse...

Um bêbado. Será que a ONU vai convidar um bêbado para fazer parte de uma cadeira permanente?

grampo disse...

Das duas uma. Ou a ONU está cega, ou Lula já comprou a ONU.

grampo disse...

Das duas uma. Ou a ONU está cega, ou Lula já comprou a ONU.

jurema disse...

Grampo,
Não duvide de todas essas possibilidades. Lula, mesmo sendo um facínora, ladrão de marca Maior, muitos TONTOS internacionais concederam o título de "estadista".
O vagabundo, deve pagar a todos com o nosso dinheiro desviado.

grampo disse...

Jurema,
Enquanto nossas FFAA permanecerem no silêncio, isso vai ser difícil. Mas já estou vendo luz no fim desse túnel, temos que esperar. MUITOS deverão sair do Brasil e deixar suas contas bancárias e bens para os brasileiros. Abraços.

Anônimo disse...

Esse demônio assombra o mundo. Quem diria que um sujeitinho qualquer, analfabeto, porco, chulo,ladrão e conivente com todos os crimes, estaria incomando a tantos brasileiros que geram empregos, e que pretendem fechar suas empresas e ir embora desse inferno que ele criou.

bellzinham@hotmail.com disse...

FFAA. deve obediencia ao chefe da nação. Quem tem que fazer alguma coisa para expulsar essa horda do poder somos nós enquanto eleitores e cidadãos honestos.
Lula é metiroso e 90% do que a midia internacional fala sobre ele é sempre no sentido de gozação, como o Obama disse ( ele é o cara!) ..Mas cara de quem ou de que?. Na minha opinião Lula é o cara( de quenga barata)que está transformando o Brasil num bordel de beira de estrada.

bellzinham@hotmail.com disse...

Uai?... a ONU tbm precisa de palhaços oras.. e na falta de coisa melhor Lula servirá para animar o marasmo das noites chuvosas e frias, enquanto os arautos do reino mantem a corte informada.

Anônimo disse...

Lula é um mala sem alça. Ele que vá pra ONU que o parir.

Anônimo disse...

...e depois que Lula sentar na cadeira permanente da ONU, vem atrás o Chávez, o Ahmadinejahd , os irmãos Castro, o Muhamar al Kadaf, o Evo Morales...