Justiça autoriza devassa em fundo da Bancoop


Justiça de São Paulo determinou ao Bradesco que forneça dados da movimentação do fundo Fdic-Bancoop relativa ao período entre 1º de janeiro de 2004 e 25 de maio de 2009, com identificação de resgates, pagamentos, transferências e outros repasses para contas correntes ou outros fundos de investimento. Na mesma decisão, o Departamento de Inquéritos Policiais, órgão da Justiça, impôs revés ao promotor José Carlos Blat, que requereu bloqueio das contas da Cooperativa Habitacional dos Bancários, medida indeferida.

A Justiça não deliberou sobre um outro pedido, relativo à quebra do sigilo bancário e fiscal de João Vaccari Neto - tesoureiro do PT e ex-presidente da Bancoop entre 2005 e 2010. O Ministério Público terá que informar precisamente o que há no inquérito que justifique o acesso às contas de Vaccari.

A ordem judicial acolhe apenas uma parte da série de pedidos de Blat, que investiga supostos desvios na Bancoop. Segundo Blat houve captação de recursos no fundo Fdic-Bancoop "sem a devida anuência dos cooperados em operações sem qualquer transparência". Ao requerer acesso às movimentações do fundo o promotor afirmou que "mesmo com a quebra do sigilo bancário e fiscal determinada judicialmente em 2009 até a presente data não foi possível analisar a movimentação". Ele quer identificar pessoas físicas e jurídicas "que participaram das movimentações".

Blat afirma que o inquérito aponta para "organização criminosa". Ele calcula que "o prejuízo pode superar R$ 100 milhões". Diz estar convencido que parte do dinheiro supostamente desviado foi destinado a campanhas eleitorais do PT e outra parte para enriquecimento de ex-dirigentes da cooperativa. Ele declarou que, ao fim da investigação, vai requerer indiciamento criminal de Vaccari. Estadão de Hoje ( aqui )

6 comentários:

grampo disse...

Estou falando, estou falando. O Lula está louquinho pra botar a mão no nosso FGTS. Há uns dias atrás, ele falou que é contra o uso do FGTS para capitalizar a Petrobrás. Se ele diz uma coisa, ele pensa e faz o oposto. Ele sempre foi assim. Cuidado pessoal. Nosso FGTS não pode virar um novo escândalo parecido com o do BANCOOP. Alertem-se.

Maria Lúcia disse...

Esta demorando demais para colocar esses bandidos na cadeia. O ex-governador Arruda foi preso rapidinho, porque quando é a "gente"do Lula tudo ficar moroso demais. A GLOBO sempre dá um jeito de enrolar quando cita esse escândalo, como outros que passaram.

Unknown disse...

Espero que dessa "devassa" eles não consigam escapar. Torço para que todos os implicados sejam punidos. Sei que é difícil, neste governo, mas... E prestem atenção o "Grampo" está coberto de razão, fiquem de olho nos seus FGTs, eles correm o mesmo perigo que ocorreu com a Previdência que era superavitária e graças a má administração de vários governos, passou a deficitária. Um só governo "Lula" pode acabar com o FGTs, quem viver verá...

bellzinham@hotmail.com disse...

O Gov, Arruda foi preso rapidinho pq roubou pouco e como nexte paix cadeia é pra ladrão pé de chinelo e o Gov. Arruda tinha acabado de passar por uma cirurgia no pé, estava usando chenelos e foi mandado pro lugar certo a cadeia.
Agora Lula? Ah Lula usa sapatos de cromo alemão e o mesmo numero dos Ilustres doutos representantes da Justiça,( aquela Sra. nua que tinha um venda nos olhos). Por tanto Lula jamais será preso.

grampo disse...

Não sei não pessoal. Algo está me cheirando muito bem. Não acompanham o blog Ternuma? Lá eu li o seguinte,"os petistas ainda vão ouvir seus dentes rangerem". Foi depois que o imbecil do Vannuchi tentou passar a nova lei PNDH 03.

Joana D'Arc disse...

Grampo, já vou pegar no terço, AMÉM AMÉM AMÉM AMÉM...