James Cameron: 'Vou levar uma carta dos índios a Obama'

NOVA IORQUE - O cineasta canadense James Cameron, 55 anos, diretor de "Titanic" e "Avatar", e o maior recordista de bilheterias da história do cinema até agora, entrou em campanha contra a construção da usina de Belo Monte, depois de visitar os índios caiapós na região de Altamira, no nordeste do Pará. Ele participou de um encontro de 80 líderes de comunidades indígenas brasileiras e recebeu deles uma carta que pretende entregar aos presidentes Lula e Obama.

Cameron promoveu uma exibição especial de seu filme em Nova York como parte das sessões do Forum Permanente sobre Direitos Indígenas, da ONU. E deu esta entrevista exclusiva para O GLOBO sobre suas visitas ao Brasil e suas pesquisas sobre os problemas das tribos amazônicas. O GLOBO

O GLOBO:Como foi a sua experiência na Floresta Amazônica?

JAMES CAMERON: Foi fantástica. Visitei o Brasil duas vezes. Fui convidado por uma ONG, a Amazon Watch, que trabalha na Amazônia e que me levou a Manaus e me informou sobre os temas ecológicos da região. Isto me conscientizou dos problemas das comunidades indígenas. Eles me falaram da construção da hidrelétrica. Pedi que me dessem muita informação para que eu pudesse conhecer de perto os problemas, e pudesse falar sobre eles. Fui até Altamira e encontrei uma grande comunidade indígena. Eles estavam tendo um encontro, eram 80 líderes tribais unidos para debater as questões que mais causavam preocupação, inclusive a hidrelétrica. ( mais… )

Nenhum comentário: