Ao visitar Irã, Brasil 'desafia política externa dos EUA', diz Financial Times

Uma reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal britânico "Financial Times" avalia que o Brasil "desafia a política externa dos Estados Unidos" ao tentar mediar um diálogo com o Irã a respeito do programa nuclear iraniano.

O texto, publicado às vésperas da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital iraniana, Teerã, diz que a viagem se tornou o foco de "esforços diplomáticos intensos, em meio à esperança brasileira de encontrar um meio termo na disputa e temores americanos de que ele (Lula) possa complicar os esforços para chegar a uma resolução estabelecendo sanções nas Nações Unidas".

Análise

Lula põe prestígio internacional em jogo com viagem ao Irã, diz Luiz Felipe de Alencastro

"As autoridades americanas reconhecem que a tentativa brasileira de seguir um caminho diplomático próprio - assim como esforços parecidos de outras 'potências emergentes', como a Turquia - são um novo desafio para a política externa americana", diz o "FT". Folha Online

O embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, disse ao jornal que "à medida que o Brasil se torna mais afirmativo globalmente e começa a afirmar sua influência, vamos trombar com o Brasil em novos temas - como o Irã, o Oriente Médio, o Haiti".

Ainda segundo o jornal, Shannon disse que, embora "positiva de uma maneira geral", esta postura brasileira "está nos desafiando porque significa que temos de repensar a forma como entendemos nosso relacionamento".

O programa nuclear iraniano deve fazer parte da agenda do encontro entre Lula e o presidente russo, Dmitri Medvedev, nesta sexta-feira. Os dois se encontram em Moscou, primeira escala neste giro de Lula pelo exterior.

A Rússia tem relutado em apoiar sanções internacionais contra o regime iraniano.

De outro lado, os EUA pressionam por esse tipo de medida. Na quinta-feira, o governo americano deu vários sinais feira de que espera que a visita de Lula ao Irã, no fim de semana, represente o último passo na busca de diálogo antes da aplicação de medidas duras.

Comentário: Quando a ignorância começa a viajar o mundo implorando por "holofotes" para que, sua "ferida psíquica" seja exposta de maneira "velada". Lula faz o mundo perder tempo com sua figura, mentirosa, grotesca e cínica. Suas viagens para resolver divergências entre países, só faz atritar ainda mais... O exemplo está dentro de nosso país, Esse "repolhudo-presidente", conseguiu ao longo de sua vida atritar as classes sociais de nosso país. Por favor, não percam mais tempo com gente inútil, que só quer pousar na grande sala mundial para alimentar sua ridícula vaidade. Gabriela/MOVCC

2 comentários:

Joana D'Arc disse...

O que elle está fazendo? limpando o nariz com o cotoco?

Anônimo disse...

Esse homem é uma indecência!