Irã - Brasil quer compromisso por escrito

No encontro que terá com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad (foto no alto), no domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dirá que a fase de retórica terminou e que o líder iraniano terá de assumir um compromisso, por escrito, de que seu programa nuclear é para fins pacíficos, caso queira se livrar da possibilidade de sanções defendidas pelas potências ocidentais.

Essa garantia, que poderia ser dada por meio de uma carta assinada por Ahmadinejad à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), faz parte de um acordo que começou a ser costurado ainda nesta sexta-feira, em Teerã, pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

A ida de Amorim a Teerã foi decidida, às pressas. O ministro deixou a comitiva do presidente - que estava na Rússia e se preparava para embarcar para o Qatar - a fim de buscar um entendimento antes das conversas que Lula terá tanto com Ahmadinejad quanto com o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.

Uma das preocupações das autoridades brasileiras é o risco de que a divisão que ainda persiste no Irã, após a reeleição de Ahmadinejad, possa prejudicar o processo negociador.

Segundo fontes que acompanham as discussões, o presidente Lula também deixará claro às autoridades iranianas que, caso não haja abertura para a retomada de um diálogo entre o Irã e a agência da ONU, o país perderá o apoio do Brasil.

Apesar das pressões internas e internacionais, o governo brasileiro sempre se posicionou contra a aplicação de sanções motivadas meramente por suspeitas . Eliane Oliveira e Fernando Duarte - O Globo

2 comentários:

bellzinham@hotmail.com disse...

Pronto!. Agora o Irã vai encerrar o assunto e Bomba Atômica nem pensar! O papai Lula deu um puxão de orelha no filho e o colocou de castigo, uma semana sem assistir as superpoderosas e nem participar da corrida de tartaruga nas dunas do deserto de Cuba.
Caso o principe Aminhalajaca desobecer, papai Lula chama o Tio Dom quixote com sua espada de plástico e seu fiel desescudeiro para vigiar a porta do quartinho cor de rosa onde o menino peralta está de castigo.

Gabriela disse...

Por trás da viagem de Lula tem coisa...http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/viagens-lula-levantam-questoes-polemicas-sua-politica-externa-559043.shtml

Nunca soube que gente ordinária cumpre palavra. O compromisso pode ser por escrito ou verbal, para essa gente não faz diferença alguma. Nós é que fomos criados de maneira incorreta para os dias de hoje. Torço fortemente para que o Brasil mude de rumo...E que, esse Lula suma de cena, desapareça cafajeste!