Óleo no golfo ameaça pré-sal

Jornal inglês 'Financial Times' diz que o vazamento no poço da BP torna inviável o projeto da Petrobrás

Sílvio Guedes Crespo - O Estado de S.Paulo
O acidente da BP (antiga British Petroleum) no Golfo do México, EUA, tende a deixar "no limbo" a exploração do petróleo na camada pré-sal do Brasil, afirma o jornal britânico Financial Times, na reportagem "Realismo sobre riscos substitui euforia na incipiente indústria de águas profundas do Brasil".

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) deve levar um ano para fazer alterações em regras de seguranças. "O problema é que isso deixa a indústria no limbo nesse meio tempo", afirma o diário.As mudanças regulatórias devem provocar atrasos, aumento de custos e elevação do preço do seguro sobre a atividade de exploração em águas profundas, na avaliação do jornal.

Exemplo concreto do impacto da catástrofe no mercado brasileiro: a BP espera que a compra de dez blocos em águas profundas da Devon Energy seja aprovada no fim do ano, mas a ANP já disse que está revisando o acordo tendo em vista o acidente no Golfo do México.

A plataforma da BP que afundou ficava em águas profundas, como a região onde se concentra o petróleo pré-sal. Mas, no caso brasileiro "os desafios técnicos" da exploração são ainda maiores, diz o jornal.Primeiro, porque o óleo está localizado em uma profundidade maior e a uma distância maior da costa. Depois, porque as altas temperaturas e a grande quantidade de dióxido de carbono no pré-sal podem danificar o equipamento de perfuração.

Para o FT, esses desafios contribuíram para que as ações da Petrobrás tivessem o segundo pior desempenho entre as petroleiras neste ano, perdendo apenas para a BP

2 comentários:

Joana D'Arc disse...

Um balde de água fria no 'sabichão' da silva! e elle ainda chamou Obama de incompetente por não estancar o vazamento do óleo da BP!
Quero só ver se for tecnicamente inviável a prospecção do petróleo em águas tão profundas do pré sal. Vai ser mais um factoide do saliva da silva!

Joana D'Arc disse...

Um balde de água fria no 'sabichão' da silva! e elle ainda chamou Obama de incompetente por não estancar o vazamento do óleo da BP!