CoturnoNoturno
Desde o dia em que foi para campo fazer uma pesquisa em que colocou o nome de José Serra como Arres Ésoj no disco que apresentava os candidatos aos entrevistados, impedindo a sua leitura correta, a Vox Populi passou a ser conhecida como Xov Ilupop, tendo em vista que os seus resultados nunca espelham a realidade dos grandes institutos, especialmente o Datafolha. Depois soube-se que o instituto é pago a preço de ouro para fazer as pesquisas de tracking da Campanha de Dilma, aquelas pesquisas diárias feitas por telefone, que captam os movimentos do eleitorado por regiões do Brasil. Finalmente, Marcos Coimbra, colunista do Correio Braziliense e do Blog do Noblat, passou a escrever artigos que mais parecem do "farquista" Emir Sader, de tão parciais, revelando a sua mais total militância. Existe um ditado no meio político que é o seguinte: "se você quer uma boa pesquisa, contrate um bom instituto; se você quer um bom resultado contrate a Vox Populi ou a Sensus". É por isto que alguns tucanos e democratas, inclusive, quando estão buscando posições em prévias de escolha de candidatos, correm todos para a Xov Ilupop. Fora isso, ninguém considera os seus resultados, a Rede Globo, por exemplo, só publica Datafolha e Ibope, pois conhece a credibilidade dos dois institutos.
Para caracterizar que a parcialidade do instituto mineiro é uma orientação institucional, vejam algumas afirmações de Marcos Coimbra, o pesquisador do PT, o dono da Xov Ilupop, em seus artigos. São declarações de um torcedor. De um militante. Obviamente que os resultados das suas pesquisas refletem esta posição:
Quem reclama da falta de “planos de governo” nestas eleições talvez não se dê conta, mas, para a maioria das pessoas, eles são claros: Dilma quer manter e Serra mudar o que Lula está fazendo. Essa informação basta para elas.
Desde a quarta-feira, quando Índio da Costa foi confirmado, já se falou tanto que é até cruel insistir no assunto. Qualquer argumento em favor de seu nome chega a ser risível, desde o potencial de seus 40 anos atraírem a juventude e provocarem a reversão do voto no Sudeste, à densidade de sua biografia de “ficha limpa”.
Em função da possibilidade cada vez mais concreta de que Dilma venha a ganhar (talvez já no primeiro turno), alguns setores da oposição andam à cata de novos argumentos, para tentar convencer os eleitores a mudar de ideia.
Paremos por aqui. Não seria difícil juntar mais dezenas de frases parciais e sem nenhuma comprovação estatística, que deveria ser a base da argumentações de um dono de instituto de pesquisa. Mas o mais grave é que, agora, a Vox Populi tem usado a sua licença para fazer pesquisas para "plantar" notícias e pautar a imprensa. É uma vergonha e merece uma ação por crime eleitoral, quem sabe até a sua cassação como instituto de pesquisa. Há duas semanas que o instituto vem "plantando" mentiras para transformá-las em verdades, pois tal informação traz o seu nome e ele não desmente, uma pesquisa que daria 7 pontos de dianteira para Dilma Rousseff(PT). Duas semanas! Alega-se que são "pesquisas internas" do PT. Jornalistas como Lauro Jardim, da Veja, Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e, hoje, Cláudio Humberto, do Correio Braziliense (colega de Marcos Coimbra) noticiam a mesma coisa: "Dilma 7% à frente".
A notícia acima foi publicada em 14 de julho, por Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo. Clique para ampliar e ler.
Chegam ao cúmulo de dar resultados por estado, o que não está sendo medido pela pesquisa e, dentro de uma amostra nacional, não há como tirar amostras estaduais. Todos os jornalistas recebem e veiculam a mesma informação, em tempos diferentes, sem citar a fonte. Está para sair uma pesquisa Vox Populi e outra super pesquisa Datafolha, com mais de 10.000 entrevistas. Há uma nítida pressão do noticiário para confrontar qualquer resultado diferente dos 7% a favor de Dilma, no caso da Datafolha. É dada munição para o PT dizer que a pesquisa está errada e que na pesquisa Vox Populi, contratada do partido, os números são diferentes. Os próximos dois dias vão comprovar a estratégia: a Vox Populi virou um aparelho do PT e deveria ser proibida de divulgar as suas pesquisas, pois tem, sistematicamente, vazado os seus resultados, o que é terminantemente proibido pela legislação eleitoral. Basta juntar as notícias de jornal e acionar o Ministério Publico Eleitoral. Não seria de todo mau, para moralização do "mercado", acionar o TSE e pedir a impugnação desta maracutaia que sairá hoje ou amanhã.CoturnoNoturno
Comentário:Como explicar o comitê da candidata petista preparar comício para 100 mil pessoas no (RJ) e compareceram 5 mil, e depois terminou em 1000 pessoas assistindo o mórbido discurso que, até seu padrinho Lula da Silva reclamou a falta de emoção de sua apadrinhada. Como explicar as passeatas da candidata petista que, não consegue reunir mais 200 pessoas. Tenho lido e observado pelas fotos e imagens que não consegue caminhar entre as pessoas e arrancar a emoção do eleitor petista e, muito menos, dos eleitores simpatizantes do partido dos "trabalhadores". Aliás, acredito que os que comparecem sejam os militantes pagos para fazerem o aquecimento da campanha. Não vejo multidões aclamando por essa mulher sem luz própria, e quando abre a boca, entoa um SOM desafinado sem começo, meio e fim. Não acredito nesta pesquisa, não acredito nos 86% de aprovação do Lula da Silva. Basta pensar: Lula jamais compareceria a um estádio de futebol, depois daquela VAIA nos jogos Pan-Americanos. MOVCC/Gabriela
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