Ex-tenistas protestam após Lula dizer que tênis é esporte para burguês

A divulgação de um vídeo em que o presidente Lula afirma a um garoto que vá praticar natação por tênis ser um esporte de rico ao ser cobrado pela falta de acesso a um complexo esportivo no Rio de Janeiro causou a indignação de ex-tenistas brasileiros.

No vídeo, gravado pelo próprio garoto, que é morador de uma comunidade do Rio de Janeiro, Lula e o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral discutem com o jovem.

“Porque você não treina, porra?”, indaga o presidente Lula ao garoto chamado Leandro, que respondeu não ter tênis no complexo esportivo.

“Mas tênis é esporte da burguesia, porra. Porque você não treina natação?”, completou Lula.

Em seu Twitter, o blogueiro do UOL Esporte e ex-tenista Fernando Meligeni se revoltou após assistir ao vídeo e rebateu as declarações de Lula por ter falado ao garoto para ir praticar outro esporte e chamar o tênis de “esporte de burguês”.

Sei que vai repercutir. Mas que baita declaração infeliz do nosso presidente. Tênis é de burguesia? Deprimente declaração. Depois, quando os burgueses vencem torneios eles, políticos, não acham isso e querem sair na foto do lado. Desculpem, mas defendo meu esporte. Alem de declarar, não deixa um menino ir atrás da sua vontade, sonho e diz para ele mudar de esporte. Deprimente exemplo. Deixe o menino sonhar”, escreveu Meligeni.

“Muitos meninos que não são burgueses venceram no tênis. Guga não era rico. Oncins, seu pai era cabeleireiro. Querem mais? Acho que ele deve um pedido de desculpas aos tenistas. Sei que é nosso presidente e lhe devo o maior respeito. Mas ele pisou na bola”, escreveu o blogueiro do UOL Esporte antes de ironizar.

“Uma pergunta simples. Eu quero fazer natação. Onde faço aqui em São Paulo sem pagar? No Rio Tiete? Rio Pinheiro? Ah, no parque Ibirapuera...”, completou.

Meligeni não foi o único a reclamar das declarações. A ex-tenista Vanessa Menga, que trabalha atualmente com seu instituto para ajudar crianças carentes a partir do tênis, também se indignou.

“É para deixar qualquer um de mal humor com essa declaração! Será que ele quer que eu enterre meu instituto e pare com os projetos sociais? Aí quando a gente ganha uma medalha, eles colocam a gente para andar de carro de bombeiro”, criticou Vanessa Menga.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sem defender o lula, tênis é esporte para rico sim, assim como automobilismo tb é.

Muitas pessoas sobrevivem por mês do dinheiro quem custo as raquetes....

Bellzinha disse...

É de fato tenis e automobilismo estão entre os esportes caros,mas não significa que só os ricos podem pratica-lo, afinal existem patrocinadores que usam o esporte para divulgar suas marcas.O que está faltando é Incentivo Fiscal, coisa que o Lula fez questão de acabar.

Jurema disse...

O que chocou os esportistas foi a forma com que o Lula e Cabral trataram o menino. Qual é o problema de um centro esportivo comunitário ter uma quadra de tênis? Se não têm é porque, o governo Lula discrimina o que é esporte de rico e pobre.

Como chamar o menino de "Otário". Que isto???

Anônimo disse...

Muitas pessoas sobrevivem por mês do dinheiro quem custo as raquetes....
do dinheiro que custa as raquetes.

Anônimo disse...

Aqui no meu bairro em São José dos Campos SP, a prefeitura fez um centro comunitário, e tinha vários cursos: desenho, pintura em tecido, violão, dobradura, várias opções de artesanato....fechou! Sabem pq? O povo n foi, preferem ficar em calçada ou jogar bola na rua.