Picadeiro oficial -
O fenômeno Tiririca, que marcou as eleições, está sendo considerado por muitos como um voto de protesto, mas na verdade a eleição do palhaço-candidato é um desserviço à sociedade e ao País. Supostamente analfabeto e sem conhecer minimamente o significado da política, Tiririca funcionou única e exclusivamente como um puxador de votos, que a reboque do dinheiro de alguns alarifes beneficiou alguns candidatos menos conhecidos do grande público.
É preciso esclarecer a diferença que existe entre o voto de protesto e o deboche. Em 1958, o jornalista Itaboraí Martins, inconformado com o baixo nível dos que concorriam à Câmara Municipal de São Paulo lançou o rinoceronte Cacareco como candidato ao Legislativo paulistano. Devidamente instalado no zoológico da capital fluminense, Cacareco recebeu perto de 100 mil votos na Pauliceia Desvairada.
Os votos dados ao pesado e nada simpático animal podem ser considerados como de protesto, pois na ocasião o partido mais votado naquela eleição não alcançou 95 mil votos. A eleição de Tiririca, o candidato a deputado federal mais votado em todo o País, é um enorme deboche. Diante da impossibilidade de se eleger o rinoceronte Cacareco reforçou ainda mais a tese do voto de protesto, ao passo que o triunfo de Tiririca causará sérios prejuízos ao povo paulista.
Para reforçar a polêmica que ronda a órbita do humorista Francisco Everardo Oliveira da Silva, eleito pelo Partido da República, o dicionário Aulete traz algumas definições para o vernáculo “tiririca”. No mundo da botânica tiririca é uma conhecida erva daninha de difícil erradicação que se alastra pelas plantações. No Rio Grande do Sul, a palavra tiririca significa punguista, batedor de carteira. Enfim…
Nenhum comentário:
Postar um comentário