Dilma coloca Lula no seu devido lugar: o de ex-presidente.

Coturno Noturno
Lula é um velhaco, mas de bobo não tem nada. Descobriu antes de todos os lambe-botas e baba-ovos que não é mais o número um. Longe do poder, foi dar palestras para uma empresa de eletrodomésticos e para uma rede de TV árabe. Antes disso, teve uma passagem pelo Forum Social Mundial, que de mundial só tem o nome, pois não passa de uma reunião da esquerdalha que ainda sobrou no planeta. Na política nacional, foi flagrado tentando estruturar o PT de São Paulo, tendo em vista as eleições municipais de 2012. 

Descoberto, ficou irritado com o vazamento e desmarcou a reunião. Se esta série de acontecimentos não eram vistos como sinais de decadência, o que ocorreu na visita de Obama não deixa dúvidas. Dilma mandou convidar todos os ex-presidentes, através do Itamaraty, protocolarmente. FHC, o tucano pavão, aceitou na hora. Lula, magoado, recusou o convite, preferindo inventar um churrasco na laje da suburbana São Bernardo do Campo. No discurso, Dilma citou Lula como se fosse uma obrigação e não fez o que todos os petistas esperavam: lembrar o tutor no brinde oficial. Uma desfeita e tanto. Maior ainda quando Dilma atravessou a sala e foi ao encontro de Fernando Henrique Cardoso, para um timtim personalizado.

 E Obama, que um dia chamou Lula de "my man"? Cometeu o sacrilégio de elogiar, no mesmo nível, o presidente Cardoso e o presidente Lula. A verdade é que Dilma demoliu, em poucas semanas, toda a política externa do velhaco, de proximidade com ditadores e regimes assassinos. Em troca, foi regalada com uma visita de Obama, pela qual Lula tanto implorou e não levou. De bobo, Lula não tem nada. Ele sabe que não ofusca mais ninguém, muito menos a presidente da República, Dilma Rousseff que, aliás, vem tendo todo o apoio da mídia. 

A própria Folha de São Paulo preferiu dizer que Dilma é mais popular do que ele, no início do seu mandato., em pesquisa realizada pelo Datafolha. Recusou-se a mostrar que, na verdade, ela tem pouco mais da metade da popularidade que ele tinha em dezembro passado. Tudo conspira contra Lula, cada vez mais sem espaço na politica nacional e internacional. E cada vez mais exercendo um papel secundário na agenda de Dilma Rousseff, que está por cima da carne seca, de bem com a mídia, de bem com a oposição, de bem com a vida. A "presidenta" só não está de bem com Lula, mas quem precisa de um Lula se já tem até o FHC?

2 comentários:

Ana Souza disse...

Sei n, se ela colocar as manguinhas de fora vai terminar como o celso daniel...

Anônimo disse...

Dilma é uma cozinheira muito esperta e cuidadosa, ela frita o peixe e espanta o gato ao mesmo tempo rala o queijo e elimina o rato.Lula nunca foi popular em lugar nenhum, ele era o bobo da corte e se achava o rei.