Pesquisa Nazista...

Mulheres reagem de forma positiva à imagem de Dilma
Pesquisa com técnicas de neuromarketing revela reações distintas de eleitoras a retratos da petista como candidata e como presidente

Daniel Bramatti - O Estado de São Paulo
A sala é escura e isolada acusticamente. Por três minutos, o computador exibe um ponto preto, até que surge a imagem de Dilma Rousseff, sorridente, vestindo a faixa presidencial, com as colunas do Palácio da Alvorada ao fundo. Diante da tela, o espectador tem corpo e cérebro monitorados.

Uma touca com 21 eletrodos registra o comportamento das ondas cerebrais. Sincronizados, outros sensores avaliam a frequência cardíaca e respiratória e a condutividade elétrica da pele - que muda em microssegundos em reação a estímulos externos.

Um sensor segue os movimentos das íris e registra a ordem em que diferentes pontos da foto são observados, além do tempo dedicado a cada um deles. O mapeamento das reações conscientes e inconscientes é uma das etapas de estudo feito pelo recém-inaugurado Laboratório de Neuromarketing da Fundação Getúlio Vargas, que detectou mudanças na forma como as mulheres reagiram emocionalmente a Dilma Rousseff.

Antes da eleição, a petista provocava nas mulheres uma resposta emocional "negativo-aversiva", de acordo com o estudo. Após dois meses de governo, o público feminino ainda reagia mal a uma fotografia da candidata fazendo um comício, mas a resistência se dissipava quando a foto mostrada era a de Dilma como presidente.

PS - Muito interessante esse comentário publicado no estadão:

Dilma e neuromarketing 
Eros José Alonso
Comentado em: Técnica desperta controvérsias éticas e científicas

23 de Abril de 2011 | 18h47
O simples fato de censurar um fato e não deixá-lo fluir já é uma manipulação do pensamento, na medida em que o indivíduo não pensa sobre aquilo que não sabe e não julga um fato que para ele não aconteceu. No Nazismo, repetir uma mentira várias vezes ajudava o inconsciente das pessoas a creditarem no que elas mesmo não acreditariam se não fosse a repetição constante de um fato falso, divulgado apenas para fazer com que as pessoas pensem de terminada forma. A propaganda comercial induz o indivíduo a consumir mesmo aquilo que ele não tem necessidade.Tudo se traduz em "ganhar o pensamento e a vontade do indivíduo". É nessa coisa bizonha que se traduz a nossa Sociedade de consumo. Antes falava-se em conquistar as almas. Agora é o cérebro, o pensamento, a vontade e consequentemente, o bolso.


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