CPI à vista – A nova crise política do governo poderá provocar efeitos colaterais não só no Palácio do Planalto, como no rearranjo político da base do governo, na estrutura interna do Partido da República e também nos interesses do ex-presidente Lula da Silva. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), é indicação pessoal do criador da presidente Dilma Rousseff.
Lula da Silva forçou a candidatura de Nascimento ao governo do Amazonas e só não conseguiu pela relutância do senador Eduardo Braga, hoje no PMDB. Braga fez seu sucessor, Omar Aziz (PMN), que hoje é adversário do senador. Lula teria ligações pessoais com o ministro dos Transportes, que afirmou no domingo que desconhecia o esquema de arrecadação de propina. Como Nascimento foi obrigado a concorrer à reeleição ao Senado, Lula pediu para que ele retornasse ao ministério.
Para não deixar Lula da Silva em situação constrangedora, a presidente recebeu, nesta segunda-feira (4), o amazonense Alfredo Nascimento. Ouviu as explicações e eximiu-o de culpa no escândalo de corrupção no DNIT. Ao final da audiência, Dilma divulgou uma nota na qual expressou confiança em Nascimento.
Dentro do Partido da República o escândalo provocado pelas denúncias terá consequências na bancada do partido no Congresso Nacional. Hoje, comentava-se que haverá consequências inclusive para o deputado Valdemar da Costa Neto (SP), o “Boy”, que preside a agremiação sob mão de ferro. Costa Neto esteve envolvido no “Mensalão do PT”, que abalou as estruturas do governo Lula da Silva em 2005. E só escapou da cassação porque renunciou ao mandato.
Com a fragilidade da bancada, que nesta segunda-feira decidiu cancelar todas as audiências nos ministérios, é possível que outros partidos venham a reclamar o cargo de ministro dos Transportes. Dilma fez o que manda a prudência para evitar novas dores de cabeça. Dá apoio a Alfredo Nascimento para evitar nova frente de disputas. Nos bastidores, o que se comenta é que nas hostes petistas do alto escalão a insatisfação com o desempenho do ministro é recorrente. O PT, como se sabe, é mais fisiológico que o insaciável PMDB de José Sarney, Renan Calheiros, Romero Jucá e Henrique Eduardo Alves.
Na oposição, o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), garantiu que os tucanos solicitarão audiência pública com a presença do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot. A finalidade é para que ambos prestem esclarecimentos sobre as denúncias de corrupção e superfaturamento de obras envolvendo esse ministério.
No âmbito da Câmara, o deputado tucano Duarte Nogueira (SP) já fala em elaboração de requerimento que será encaminhado à Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Para ele, a investigação tem de ser “profunda”. Também, poderá ser remetida uma representação ao Ministério Público para iniciar as investigações. Além disso, deverá ser encaminhado um requerimento à Polícia Federal e um pedido de auditoria especial para o Tribunal de Contas da União (TCU).
A assessoria de imprensa da Presidência informou que o ministro Alfredo Nascimento está incumbido de promover a investigação de denúncias. Dentre elas, de que a cúpula do ministério utilizava sobrepreço nas licitações e cobrava propina entre 4% e 5%. A assessoria não soube dizer se a reunião de Dilma com seu ministro ocorreu hoje ou ontem e se foi no Palácio do Planalto ou no da Alvorada. “O governo manifesta sua confiança no ministro Alfredo Nascimento”, diz o texto lido por uma assessora. “O ministro é o responsável pela coordenação do processo de apuração das denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes”, concluiu.
Um comentário:
NÃO DÁ PARA ACREDITAR QUE UM PAÍS COM MAIS DE 192MI DE HAB SEJA COORDENADO POR MEROS 55MI DE VOTOS INCONCIENTES (em qualque País do oriente médio isto seria motivo para uma guerra civil), NA SUA MAIORIA PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, TODOS CONIVENTES COM OS PETRALHAS, AGORA FALAM EM GREVE GERAL DO FUNCIONALISMO, NO ES OS PREFESSORES DA GD VITÓRIA E UFES ESTAVAM EM GREVE ATÉ POUCO TEMPO, SENDO QUE A MAIORIA DESTAS PREFEITURAS SÃO PETISTAS, PORQUE ELES AGORA NÃO TRABALHAM DE GRAÇA PARA AJUDAR O GOVERNO QUE ELEGERAM, PORQUE BRIGAR ENTRE SÍ.
Postar um comentário