PMDB divide responsabilidade da crise no Turismo com PT
Adriana Vasconcelos, Isabel Braga e Gerson Camarotti
O GLOBO
OPOSIÇÃO REAGE: Líder do PSDB na Câmara vai pedir convocação de Pedro Novais
O líder disse ainda que Pedro Novais permanece no cargo:
BRASÍLIA - O PMDB reagiu à operação da Polícia Federal que prendeu, nesta terça-feira, 38 pessoas do Ministério do Turismo. Os peemedebistas argumentam que as irregularidades na pasta aconteciam antes da administração de Pedro Novais (PMDB) - afilhado político de José Sarney (PMDB-AP). O ministro do Turismo, Pedro Novais, conversou hoje com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, por telefone, e disse que está empenhado em esclarecer tudo. Os dois concordaram que o alvo não é ele, porque se tratam de questões de 2009. Ao contrário do que chegou a ser informado anteriormente, o ministro não se reunirá com a presidente Dilma Rousseff nesta tarde.
O líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), defendeu a permanência de Novais no cargo e disse que ele não tem nenhuma responsabilidade nas eventuais irregularidades. Defendeu também os outros peemedebistas presos na operação, lembrando que eles chegaram ao Ministério do Turismo apenas este ano.
O presidente interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), sinalizou que a legenda não pretende deixar que problemas pontuais em ministérios comandados por peemedebistas arranhem a imagem do partido. Raupp minimizou, porém, o impacto da operação da PF que culminou na prisão do secretário-executivo do Turismo, Frederico Costa, que foi indicado para a vaga pelo atual titular da pasta.
- O PMDB não tem nada a ver com isso, esse convênio foi assinado em 2009. O último pagamento foi feito em abril (2011), após autorizado por um parecer técnico. Então, não entendo por que a determinação de prisão. A PF cumpre determinação da Justiça. Abuso houve na ordem judicial, não se conhece ainda as razões e os questionamentos do Ministério Publico e da Justiça- disse Henrique Eduardo Alves.
- Lógico que fica, vai sair por quê? O que o Pedro Novais tem a ver com isso? Se houve algum procedimento irregular, foi em Macapá, onde o recurso pode não ter sido repassado corretamente para a atividade fim que deveria - disse, insistindo que não há irregularidade no pagamento autorizado pelo Ministério do Turismo. Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário