O Dia
Rebeldes líbios acham em quartel de Kadhafi fotos de ex-secretária de Estado dos EUA
Trípoli - As buscas no antigo quartel-general de Muammar Kadhafi, tomado terça-feira pelos rebeldes líbios, revelaram ontem uma faceta inusitada do ditador: intensa admiração, que beira a paixão platônica, por Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado dos EUA, país historicamente arqui-inimigo do regime da Líbia. Os opositores encontraram álbum com fotos da chefe da diplomacia americana no governo Bush.
Kadhafi já tinha declarado a admiração a Rice, com quem teve um jantar particular em 2008, durante visita oficial dela à Líbia. “Eu admiro a forma como ela dá apoio e ordens aos líderes árabes. Leezza, Leezza, Leezza... Eu a amo muito. Eu a admiro e estou muito orgulhoso que ela seja uma mulher negra de origem africana”, disse o ditador, em 2007. Na época, entretanto, ninguém levou os galanteios muito a sério.
O tom dos elogios era bem diferente de uma gravação atribuída a Kadhafi, divulgada ontem por uma das poucas estações de TV que continuem fiéis ao ditador na Líbia. Ele pediu aos aliados que “limpem” a capital, Trípoli: “É preciso resistir a estes ratos inimigos”.
Apesar de confrontos esporádicos, Trípoli está quase toda sob o poder dos rebeldes, que caçaram o ditador num outro complexo onde acreditavam que ele se escondia com o filho. À noite, mais da metade dos ministros do Conselho Nacional de Transição chegou à cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário