PT aprova resolução que defende regulamentação da mídia no Brasil
Do UOL Notícias
Em Brasília
Em seu 4º Congresso, o PT aprovou neste sábado (3) uma resolução que defende a regulamentação da mídia no Brasil. No texto básico, o partido pede “o fim do monopólio dos meios de comunicação por poucos grupos” e sugere impedimentos para que uma mesma empresa opere em mídias diferentes.
José Dirceu recebe apoio de Lula e Dilma
No domingo (3), serão votados destaques que podem alterar a versão inicial aprovada hoje.
De acordo com o ex-presidente do partido José Genoíno, a emenda mais polêmica para fechar o texto básico trata da amplitude das alianças para as eleições municipais de 2012.
“Pode haver divergência porque queremos, sobretudo, lealdade ao governo Dilma Rousseff, e alguns partidos têm alianças locais com oposicionistas”, disse. Entre esses casos, estão Belo Horizonte e Curitiba, onde o PSB tem aliança com o PSDB.
Mais cedo, os ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), defenderam o controle da mídia, que tem sido criticado pela oposição e entidades do ramo. Eles argumentam que a medida pode prejudicar a liberdade de expressão.
Os petistas argumentam que há concentração de poder, por meio da propriedade cruzada de meios de comunicação.
"É bom para o jornalismo, é bom para as empresas", disse Carvalho, um dos principais homens de confiança de Lula no governo Dilma.
"Não é justo que se classifique de autoritarismo a atitude de um partido de discutir algo que já existe em vários outros países." Para o secretário-geral, as críticas ao Palácio do Planalto desde 2003 deveriam demonstrar o compromisso da legenda com a liberdade de expressão.
Ideli criticou a falta de regulamentação da mídia por ser ela um setor econômico como qualquer outro. "Em todos os ramos existe regulamentação, menos na mídia. Por que não?", questionou.
"A liberdade de imprensa é um valor caro ao PT, mas é necessário coibir excessos." O congresso petista deu forte demonstração de apoio na sexta-feira ao ex-ministro e deputado cassado José Dirceu, que acusou a revista "Veja" de tentar invadir seu quarto de hotel em Brasília.
Setores à esquerda e minoritários do PT historicamente defendem a estatização de veículos de comunicação. "Não se trata disso", afirmou Carvalho. "Queremos melhorar os padrões da nossa imprensa com uma regulamentação que preserve a liberdade de expressão."
2 comentários:
É O SONHO DELES. SEMPRE FORAM A FAVOR DO CONTROLE DA IMPRENSA. IMPRENSA LIVRE É CONTRA O CONTROLE DO ESTADO. ELES SABEM O QUE BEM QUEREM. OU REAGIMOS OU SEREMOS TODOS LIQUIDADOS.
A liberdade de imprensa é o regulador de qualquer governo. No Brasil a imprensa ainda é tímida e pouco agressiva, ainda há interesses e muitos "acordos" que não permite que mais sujeira seja jogada no ventilador!
Em parte culpa disso é do povo que não se interessa por política então a imprensa que vive de audiência não investe seu tempo revelando a lama e a roubalheira que se encontra nossa política.
Em parte a culpa é tmb da imprensa de modo geral, pois suas intenções não ficam bem claras e são muito confusas, a gente não sabe se denunciam por interesse político ou para favorecer este ou aquele candidato/partido!
Esta na hora da imprensa pegar pesado com a política, vcs tem um poder imenso e nem sempre é usado em benefício daqueles que carregam este país nas costas, não se associem com esses bandidos, pois quem se junta com porcaria vai acabar ficando sujo!
Se eles estão querendo controlar a imprensa e tem algum poder para decidir isso, ao meu ver isso quer dizer que a imprensa deve muitas explicações e há muito rabo preso por ai, pois se ela é realmente livre faz o que quer e nenhum governo tem uma gota de poder em cima dela!
Pensem sobre isso: Só é controlado quem deve algo, pois quem é livre ninguém controla! Podem até acorrentar e jogar em uma prisão para sempre, mais jamais controlarão nossa opinião!
Postar um comentário