Por Giulio Sanmartini - Prosa e Política
Iriny Lopes, uma das “Dilma’s Girls” (“meninas” da Dilma), ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, ainda, como a grande maioria de seus colegas, não disse a que veio.
Certamente a dona Iriny deve ser seguidora de Abelardo Chacrinha Barbosa, que numa de suas máximas deixou ensinado: “Quem não se comunica se trumbica”. Apelando para o absurdo, afim de aparecer, atacou uma campanha comercial estrelada por Gisele Bündchen, que é modelo de fama mundial e de conduta irreprochável. Ela faz as vezes de garota-propaganda da fábrica de lingeries Hope.
De sutiã e calcinha, Gisele conta para o marido algum acontecimento que o desagradaria. (veja o vídeo – HOPE Ensina – Estourei o cartão).
A pasta dirigida por Iriny através de nota, diz: “A propaganda promove o reforço do esteriótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grande avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas. Também apresenta conteúdo discriminatório contra a mulher, infringindo os arts. 1° e 5° da Constituição Federal”.
Como dona Iriny é “muito ocupada” com os afazeres de seu ministério, teve que gastar algo de seu precioso tempo para expedir dois ofícios. Num, dirigido ao Conar (Conselho Brasilero de Auto-Regulamentação Publicitária), pediu a retirada da campanha do ar.
Noutro, endereçado a Sylvio Korytowski, diretor da Hope, Iriny manifesta seu “repúdio”.
Nesse momento resolvi, por pura curiosidade, ir ao meu arquivo e ver a fotografia de Iriny e Gisele, aí sim, entendi a verdadeira causa da ministra e o leitor também o fará, ao ver a fotomontagem das duas: “A inveja é uma merda”
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