Fora Haddad: 'Enemganados' protestam contra falha do exame do MEC em Fortaleza

Jovens pedem a anulação das 14 questões utilizadas em apostilas.

Alunos de outros colégios se sentem prejudicados.

André Teixeira
Do G1 CE

Alguns alunos se vestiram de preto em referência ao "luto da educação" (Foto: André Teixeira/G1)

O protesto “Enemganados” reuniu cerca de 300 estudantes de escolas públicas e privadas de Fortaleza nesta sexta-feira (28) na Praça da Imprensa. O evento foi marcado em redes sociais após a suspeita de antecipação de 14 questões do Enem, usadas em apostilas distribuídas pelo colégio Christus, da capital cearense.

(O internauta Odilair de Oliveira Leão enviou o vídeo ao lado via VC no G1.)

Os alunos se sentem prejudicados no exame e pedem a anulação das 14 questões antecipadas pela escola particular de Fortaleza. "Não foram só os alunos do Christus que tiveram acesso, vários colegas meus também, mas eu não. E meu ingresso em uma faculdade pode ser derrubado por causa de erro", protesta a aluna Ana Cristina, pré-universitária.

Parte dos alunos se vestiu de preto, em referência ao “luto da educação”. “Todo ano o Enem tem problemas, ele é muito frágil”, diz o estudante Gabriel Victor, do 2º ano. Gabriel vai fazer Enem no próximo ano e teme que ocorra outro erro no exame nacional. “Estamos aqui protestando para que isso não volte a acontecer”, diz Gabriel.

Os alunos pedem melhoria na educação do Brasil e exigem que o Governo Federal reserve 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. Atualmente 5% do PIB nacional é voltado para a educação no Brasil.

O protesto foi marcado pela rede social Facebook pelo estudante Lorenzzo Marcelo, de 17 anos. “O protesto tomou proporção maior do que a esperada. Por isso chamamos apoio do DCE [Diretório Central dos Estudantes] das universidades federal e estadual do Ceará”, afirma.

Um comentário:

Tche disse...

Por que não se unir aos grupos anti-corrupção no dia 15/11 e aumentar unidade de movimentos e quantidade de participantes?
https://www.facebook.com/groups/nasruas/