Atualizado em 02.Fev.12 - 18:49
Pesquisa revela que esse sentimento é processado na mesma região cerebral que a dor física. Saiba como controlá-lo
Claudia Jordão e Carina Rabelo - ISTOÉ
Certa vez, um homem, extremamente invejoso de seu vizinho, recebeu a visita de uma fada, que lhe ofereceu a chance de realizar um desejo. "Você pode pedir o que quiser, desde que seu vizinho receba o mesmo e em dobro", sentenciou. O invejoso respondeu, então, que queria que ela lhe arrancasse um olho. Moral da história: o prazer de ver o outro se prejudicar prevaleceu sobre qualquer vontade. É por meio dessa fábula que a psicanalista austríaca Melanie Klein (1882-1960) definiu na obra "Inveja e Gratidão", um dos principais estudos já feitos sobre o tema, o comportamento de quem vive intensamente esse sentimento.
Ao mesmo tempo que o ciúme é querer manter o que se tem e a cobiça é desejar aquilo que não lhe pertence, a inveja é não querer que o outro tenha. O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la. Afinal, todo mundo, em algum momento da vida, já sentiu vontade de ser como alguém. Há até um lugar no cérebro reservado para a inveja. Pela primeira vez, uma pesquisa científica mostra onde ela e o shadenfreude - palavra alemã que dá nome ao sentimento de prazer que o invejoso experimenta ao presenciar o infortúnio do invejado - são processados na mente humana. ISTOÉ
Um comentário:
Seguindo os estudos do neurocientista japonês Hidehiko Takahashi poderíamos aplicar de forma radical uma operação cerebral em nossos políticos. Seria de bom proveito eles darem pra nós o mesmo que damos pra eles, risco é que tenha que cortar muito do cerebro pois a área que dá prazer de ver os outros sofrer é muito maior, efeito colateral que pode acontecer é ficar igual o povo brasileiro *Burro*.
"O prazer de ver o outro se prejudicar prevalece sobre qualquer vontade."
*psicanalista austríaca Melanie
Klein (1882-1960)
**§dµ**§ª
»»♂♫▲◘B7ÆßR☻P@ï§D£PµngiTª§•
»Política:a Pior empresa deste País, no livro caixa que não temos acesso diz no título→Dinheiros dos troxas/nossas despesas. No contra livro→ Receita dos dono!
»Justiça: "Braço direito do esquema assim chamado política."
»Povão: Pessoar q paga a conta e ainda é premiado com os extras de poder diser fuuuu na net,levar fumo, trolada,humilhada, no meio das pernas,chapéu, vuadora na boca, bikuka no saco, ameaça contra liberdade e direito a vida...etc.
»Políticos:(vulgo: VoldmortGang) Ator do eskema que aplica nossos impostos em; Bolsa patrimônio, Bolsa bankeiro, bolsa dos eskemas extras et. e o resto...bem ele fica pros cara que paga a conta.
Campanha║»»Quero minha parte justa do bolo e idenização por impedimento de benefícios, este país tmb é meu ou Ñ ¿☼
Postar um comentário