A quadrilha do mensalão, em quatro atos

A quadrilha do mensalão, em quatro cenas. Clique para conhecer o papel de cada integrante do esquema (Arte/VEJA)

VEJA.com revisa as questões centrais do maior escândalo de corrupção do país, cujos personagens devem ser julgados este ano pelo STF

Passaram-se seis anos desde que a Procuradoria-Geral da República apontou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu como o chefe da quadrilha do mensalão. Seu operador, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, tentou reduzir o maior escândalo de corrupção da história do país à prática de caixa 2 - saiu-se com o eufemismo "recursos não contabilizados". Mas nada na denúncia aceita pelo Supremo Tribunal Federal autoriza esta versão. É o que mostra infográfico de VEJA.com sobre o funcionamento do esquema e o papel de cada integrante da quadrilha, agora prestes a ser julgada pelo STF.

Sete anos de escândalo

Para entender o mensalão
Série de ferramentas e infográficos de VEJA.com recapitula questões centrais do mensalão, o maior escândalo político da história do país. 'A hora da sentença', que abriu a série, revisa o desenrolar do caso no Supremo. Outros destrincharão a denúncia, o papel de cada mensaleiro na quadrilha, os saques do valerioduto, as provas apontadas pela Procuradoria-Geral da República, a defesa dos réus e o esquema do julgamento.

Resumidamente, o mensalão consistiu em esquema bastante fácil de entender: consistia em desviar recursos para a compra de apoio político e o pagamento de dívidas partidárias. Segundo o Ministério Público, a quadrilha liderada por Dirceu, à época homem-forte de Lula, operou ininterruptamente entre janeiro de 2003 e junho de 2005. Era organizada em três núcleos: o político, de Dirceu e dirigentes petistas de sua confiança; o operacional, de Marcos Valério e sócios; e o financeiro, composto pela cúpula do Banco Rural.

Funcionava assim: o núcleo político fazia os acertos com parlamentares - em troca de apoio aos projetos do governo; o núcleo operacional oferecia a estrutura empresarial necessária para desviar, lavar e redistribuir os recursos - em troca de contratos vantajosos com o poder público; e o núcleo financeiro cuidava para que os pagamentos fossem feitos em segurança, longe da vista dos órgãos de controle - em troca de benefícios concedidos pelo Planalto; com o dinheiro em caixa, os parlamentares corrompidos apoiavam os projetos do governo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este caso esta suspeitamente tomando muita atenção da mídia, o que eu acredito é que qualquer pessoa com um pingo de inteligência sabe que isso não é nenhuma novidade, o congresso e a política no Brasil funciona desta forma, o próprio Lula admitiu que sem o apoio do mal não se governa o país, ou seja, sem o apoio da bandidada o presidente fica isolado e sem poder algum.

Entendam, somos governados por bandidos e por aqueles que fazem o jogo deles, não importa em quem vc vote, pode ser a pessoa mais honesta do mundo, não poderá se opor a este esquema que perdura a décadas na política.

Como o povo brasileiro é muito tapado esta pode ser a chance de expor de maneira definitiva como funciona a política brasileira nos 4 cantos do país, é assim mesmo, pra ter apoio aquele político que se elege tem que subornar seus subordinados porque senão não consegue governar, se tentar enfrentar fica com sua administração totalmente prejudicada e dificilmente consegue se reeleger ou colocar um sucessor.

Por isso eu não voto mais e nem faço questão de ir as urnas, a democracia brasileira não existe, pois mesmo que vc tenha escolha na hora do voto é o mesmo que não ter, pois o candidato que vc vota não vai cumprir as promessas de campanha que convenceu vc a votar nele, este candidato só tem compromisso com o esquema que o seu partido está metido.
Fico irritado após cada eleição escutar homens que se dizem especialistas dizerem quase babando: "Hoje fazemos valer a democracia Brasileira!"

Que democracia? Se eu voto em alguém é na maioria das vezes pq este candidato fez promessas que são do meu interesse, mas quando ele se elege a democracia acaba, e a ditadura dos bandidos governa tudo. Pode até acontecer de uma ou outra promessa ser cumprida, mas acredite que estavam dentro dos planos deles e não é feito pq o povo precisa.

A mídia é pior do que os pólíticos, se realmente estivessem interessados em ajudar o país ficavam diariamente mostrando centenas e centenas de casos absurdos pelo país a fora, mas a mídia só mostra algo que considera importante para vender esta informação, então de certa forma a mídia em geral faz parte deste esquema que nos rouba diariamente, pois fatura com o eterno descaso com os recursos públicos, então não acredite em tudo que vc lê ou ouve, pois a mídia só coloca pingo nos Is se sabe que vai faturar com isso.