STF condena José Dirceu, Genoino e Delúbio


Por maioria de votos, o STF condenou José Dirceu (6 a 2) e José Genoino (7 a 1) por corrupção ativa. Por unanimidade, o Supremo também condenou Delúbio Soares pelo mesmo mesmo crime.
Faltam dois votos, os dos ministros Celso de Mello e Ayres Britto. Serão proferidos nesta quarta (10). Considerando-se os apartes que fizeram na semana passada, ambos também devem votar pela condenação de Dirceu, Genoino e Delúbio.
Afora a ex-cúpula do PT, foram condenados também Marcos Valério, os sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, além de Simone Vasconcelos, ex-diretora da agência SMP&B.
Votaram na sessão desta terça quatro ministros: Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. Excetuando-se Toffoli, que inocentou Dirceu por “falta de provas”, todos os demais condenaram o ex-chefe da Casa Civil de Lula.
Quanto a Dirceu, Genoino, Valério e Cia. não houve divergências entre os quatro. Na semana passada, o revisor Ricardo Lewandowski havia absolvido Dirceu e Genoino. Toffoli acompanhou-o quanto a Dirceu. Mas nem ele encontrou nos autos elementos para livrar Genoino.
Além de Lewandowski, há tinham proferido seus votos na semana passada o relator Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Luiz Fux. O revisor foi a única voz destoante, Ainda assim, apenas em relação a Dirceu e Genoino. Também ele condenou Delúbio e os acusados do grupo de Valério.
Dos dez réus julgados nesse capítulo, apenas três foram absolvidos: Geiza Dias (7 a 1), ex-funcionária da SMP&B; Rogério Tolentino, advogado de Valério (8 a zero); e Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes de Lula (também 8 a zero).

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora só está faltando um legítimo representante do povo brasileiro pedir a anulação de todos os projetos do governo Lula que foram aprovados pelo congresso nacional com votos comprados e pagos pelo Lula com o nosso dinheiro.Dentre todos os projetos aprovados pelo congresso nacional no esquema de compra de votos, foi a taxação dos inativos, esse foi o atestado máximo de covardia do governo Lula, tomar na marra por força de decreto comprado o congresso nacional usurpou e destruiu o direito sagrado a uma velhice tranquila de todos os aposentados e pensionistas atuais e dos proximos vindouros. Que covardia srs. parlamentares!