ATENÇÃO! NOTÍCIAS QUE SERÃO ESCONDIDAS PELA IMPRENSA COMPANHEIRA: Fórum Brasileiro de Segurança comprova: Governo Dilma cortou 21% da verba de Segurança Pública; SP está em último lugar no ranking de homicídiosem


Até parece brincadeira, mas o fato é que é verdade. O governo federal, deste buliçoso José Eduardo Cardozo, que andou enfiando o dedo na cara do governo de São Paulo para dar lições sobre o que ignora, cortou investimento em segurança pública entre 2010 e 2011. E não foi pouca coisa, não! Escandalosos 21%. Por que chamo o corte de “escandaloso”? Porque a violência segue sendo um grave problema no país.

Os dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança. Outra informação chamou atenção: SÃO PAULO É O ESTADO COM O MENOR ÍNDICE DE HOMICÍDIOS DO PAÍS: 10,1 por 100 mil habitantes. É isto mesmo: MENOR ÍNDICE. No entanto, a se julgar pelo noticiário de TV e da própria imprensa paulistana, parece ter o pior. Tem-se, sim, um surto de violência, comandado pelo partido leninista do crime, mas não perda de controle sobre a área de segurança.

Cardozo andou se orgulhando esses dias do convênio do governo federal com Alagoas: no estado, revela o fórum, há 74,5 mortos por 100 mil habitantes — crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior (2010).

Anotem aí: esses dados não merecerão destaque do jornalismo companheiro — e eu coloco nesse grupo setores que antes eram chamados de “grande imprensa”. Também não irão para a TV. Se São Paulo tivesse piorado no ranking, seria manchete. Se o governo federal tivesse aumentado o desembolso na área, seria tratado como um salvador da pátria.
Assim são os fatos. Leiam texto de O Globo.

Por Guilherme Voitch, no Globo:
Entre 2010 e 2011, o governo federal reduziu o investimento em segurança pública em 21%. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira pelo Fórum Brasileiro de Segurança.

No mesmo período, 20 estados da Federação mais o Distrito Federal aumentaram o investimento na área. O estado que mais investiu foi justamente São Paulo, que, neste ano vive uma onda de violência com uma série de assassinatos em série. São Paulo aumentou o orçamento na área em 63%. Mato Grosso do Sul e Bahia também são destaques por ter ampliado seus gastos em segurança em 37% e 30,8%. O Rio aumentou em 16%. Na contramão, Piauí e Rio Grande do Sul diminuíram os gastos em 17% e 28%.
Nesta terça-feira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniu-se com o secretário de segurança de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, para tratar da cooperação entre os governo federal e estadual no combate ao crime em São Paulo.

O estudo também trouxe dados sobre homicídios. Alagoas continua sendo o estado com o maior número de homicídios no país, com 74,5 mortes em 100 mil habitantes. O número é 9,3% superior ao do ano anterior. São Paulo permanecia como o estado com menor taxa, com 10,1 mortes por 100 mil habitantes. Segundo Renato Sérgio de Lima, coordenador do estudo, o estado vive uma “crise” em 2012. “São Paulo vive uma crise recorrente, como viveu em 2006, como o Rio já viveu e como Minas vive. Minas teve um recrudescimento da violência depois de ser um exemplo no combate aos homicídios.”
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: