É só roubalheira na desgraça: Ministério Público investiga desvio da verba destinada a tragédia e calamidade





BRASÍLIA - Prevista em lei para situações excepcionais, como catástrofes da natureza, a contratação de obras e serviços públicos sem licitação, a título de emergência, entrou no radar do Ministério Público Federal em 2013. Procuradores da República vão criar um grupo de trabalho especial para examinar esses repasses, fonte de inúmeros desvios e de "calamidade" nos cofres públicos. A proposta é mapear investigações em curso que tratem de corrupção e aprofundar a apuração de novos casos de má aplicação de dinheiro durante tragédias, como chuvas e secas.
Veja também:
linkPelo País, 'emergência' vira receita para abusos linkRepasse pode ser suspenso linkReforma de imóveis da Câmara supera gastos com favela

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, 523 municípios decretaram situação de emergência somente este ano.
Segundo a subprocuradora Denise Vinci Túlio, coordenadora da 5.ª Câmara de Patrimônio Público e Social, a proposta do grupo será acompanhar as contratações emergenciais feitas por prefeituras com recursos federais.
"As situações se repetem todo ano e queremos criar mecanismos mais eficazes para fiscalizá-los", disse a subprocuradora.
Uma das irregularidades mais comuns é a inexistência de projeto básico nas contratações emergenciais. Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou problemas nas ações de recuperação e reconstrução de pontes nos municípios do Rio atingidos pelas chuvas de janeiro de 2011. aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

Eles não se contentam em desviar de obras inúteis, querem tmb desviar dinheiro na hora da emergência e usando uma tragédia para ficarem mais ricos, agora calculem o que vai ser desviado das obras da copa, como o Deputado Romário tem afirmado em toda entrevista que dá a mídia, ele diz que chegando próximo da copa as obras não terão mais licitação, e mais uma vez o povo brasileiro terá que confiar no político para aplicar de forma correta e eficiente os seus impostos, piada não? Se eles roubam até de quem está passando por uma tragédia em sua vida, roubam cidades inteiras que estão debaixo de água, roubam de pessoas sem moradia sem futuro etc, calculem o que roubam de obras que é para eventos ou diversão simplesmente?
Será que precisa ser gênio para pelo menos desconfiar que aqueles senhores que estão lá cuidando dos nossos impostos são homens boa índole?

Não estou falando de deputadozinho que recebe favorzinho de empresáriozinho para faturar em obras públicas, estou falando daquele bando de pilantra que se sentam em cima de nossos impostos e decretam o tanto que vai para a roubalheira, o tanto que vai para projeto de poder, o tanto que vai para bancos e o tanto que vai para os serviços públicos, que cada vez é menor e quase não dá para manter os serviços funcionando, melhorias e reformas? País não tem dinheiro, agora para pagar escolas de samba não falta, para aplicar em uma propaganda sobe o Che Guevara o governa nada em dinheiro, para contratar mais médicos ai falta verba, aqui onde moro desde novembro está faltando remédios para diabéticos, algo que se fosse comprar na farmácia não sairia por menos de 400 reais por mês, só a caixinha de testadores para diabéticos sai por 70 reias.
No posto de saúde disseram que o governo não enviou, vc entra em contato com o governo do estado ele joga a culpa no governo federal e como faz para entrar em contato com o governo federal? Quem iria até Brasília só para pedir que mandem os remédios para um posto de saúde numa cidadezinha do sul? Bom tem os representates aqui e o que eles dizem? Nisso os políticos são muito unidos e concordam frequentemente, todos dizem: Não tem dinheiro!

C0omo tem dinheiro para contruir um estádio e não tem dinheiro para comprar insulina para diabéticos?
Na secretaria da saúde da minha cidade fiz uma proposta para os funcionários de lá, eu disse para todos ouvirem:

Eu hoje abdico de todo e qualquer direito que a constituição diz que eu tenho e por assim quero que meus impostos pagos por todos esses anos, não só meus como o de toda a minha família sejam devolvidos, não vou ter mais direito de usar um serviço público de saúde mas pelo menos terei dinheiro para comprar o remédio para minha irmã, se meus impostos não voltam em benefício quero eles de volta.

Pq todos não fazem assim, principalmente os empresários? Se ninguém pagar imposto o que de ruim vai acontecer que já não está acontecendo? Pelo amor de Deus gente, deixar de pagar imposto vai te dar mais dinheiro e vc sabendo aplicar vai ter todos os serviços básicos para sua família sem depender dessa porcaria de governo, sabem o que vai acontecer se todos não pagarem mais imposto? Para nós nada de ruim, pelo contrário, nosso bolso engorda, para o governo tudo de ruim, sem dinheiro como ele vai fazer tanto favores e comprar tanto poder e enriquecer sem derramar uma gota de suor? Sem imposto ou com um baixo imposto significa que o governo fica fraco, e governo fraco se mete pouco na vida das pessoas, não pode controlar o mercado e não pode comprar a mídia, governo fraco significa povo forte, governo forte significa povo servil
Brasil é um país maravilhoso e rico e dizem que é do futuro, até agora este país só foi apresentado para aqueles que cobram imposto, para os pagantes, estão a gerações esperando algum retorno de seu investimento.

Anônimo disse...

É óbvio que a classe política nunca teve como objetivo o bem-estar de seu povo e a grandeza da Nação. Para a maioria desses infames, estes são valores ultrapassados e até ridículos. Sua preocupação única e maior são, suas carreiras políticas e seus enriquecimentos fáceis e rápidos. Daí os conlúios, conchavos, panelinhas, alianças, etc. Isso todo mundo já sabe. O que o povo não sabe é que não é a Nação que está sendo roubada e vilipendiada em seu orgulho pátrio. Não são as riquezas minerais tais como o ferro, o petróleo, o ouro que causam o maior prejuízo à sociedade brasileira. O pior é que estão roubando os ativos do povo via impostos. E não é só isso. O povo paga impostos que não são dele. Todos nós pagamos impostos a cada dia, a cada minuto que não deveríamos pagar. Cada compra que uma pessoa faz ela está desembolsando em média 30% (trinta por cento) em impostos que deveriam ser pagos pelos empresários, desde o início da cadeia produtiva até o varejo. Esses impostos famigerados são repassados todos ao consumidor, como se fossem custos de produção. Raciocine: Se você paga todos os impostos num saco de feijão, que imposto sobrará para o empresário pagar? O produtor repassa seus tributos para o atacadista. Este repassa para o distribuidor. este repassa para o supermercado que, finalmente, repassa para o consumidor otário que não tem para quem mais repassar. Um verdadeiro corredor polonês. Assim é que os empresários ficam ricos. A coisa não acaba aí. Temos ainda os confiscos sinicamente chamados de "imposto", tais como IPVA, IPTU e ITBI. Todos esses recaem sobre a renda líquida do pagador de impostos. O governo federal não permite que o contribuinte declare como desconto nem 100% das despesas médicas e educacionais, quanto mais as despesas com os impostos estaduais e municipais. A paulada no bolso e na honra do cidadão é tremenda. A cada dia os governinhos estaduais (os piores) aumentam geometricamente esses confiscos. Se a pessoa não pagar, acabará tendo seus bens confiscados e leiloados. Por quê pagar imposto sobre um imóvel só para nele morar? Veja bem: você está pagando aluguel de sua própria moradia! Por quê pagar aluguel do próprio carro (IPVA)? Acaso você já não pagou todos aqueles outros impostos quando o comprou?
Então vejam bem: Essa cambada está tirando sua renda líquida para enriquecer fácil e rápido, sem contar com as negociatas de superfaturmento como essa da Copa. Quanto você acha que custará cada gol que o povão gritar ou vaiar? Muito! Mas muito dinheiro mesmo!!!
A cada dia que passa essas quadrilhas ficam mais poderosas, herméticas, empedernidas e violentas. No momento atual, tal situação só poderia ser revertida com uma grande comoção e mobilização popular que derrube o que está aí. Infelizmente o nosso povo é completamente idiota, leniente e comodista. Uma mobilização assim só mesmo quando os empresários estiverem à beira de um colapso que coloque em risco seus mega-patrimônios. Só estes tem o dinheiro e o poder de mobilizar o povo. O problema, é que, tais como os políticos, estes só se preocupam com suas próprias riquezas. O povo? É só massa de manobra.

Anônimo disse...

É óbvio que a classe política nunca teve como objetivo o bem-estar de seu povo e a grandeza da Nação. Para a maioria desses infames, estes são valores ultrapassados e até ridículos. Sua preocupação única e maior são, suas carreiras políticas e seus enriquecimentos fáceis e rápidos. Daí os conlúios, conchavos, panelinhas, alianças, etc. Isso todo mundo já sabe. O que o povo não sabe é que o pior não é a Nação que está sendo roubada e vilipendiada em seu orgulho pátrio. Não são só as riquezas minerais tais como o ferro, o petróleo, o ouro que causam o maior prejuízo à sociedade brasileira, porque essas riquezas já têm dono e com certeza não é o povo. O pior de tudo é que estão roubando os ativos do povo via impostos e confiscos escamoteados. E não é só isso.
O povo paga impostos que não são dele.
Todos nós pagamos impostos a cada dia, a cada minuto que não deveríamos pagar. Cada compra que uma pessoa faz ela está desembolsando em média 30% (trinta por cento) em impostos que deveriam ser pagos pelos empresários, desde o início da cadeia produtiva até o varejo. Esses impostos famigerados são repassados todos ao consumidor, como se fossem custos de produção. Raciocine: Se você paga todos os impostos nas comprinhas que faz, que imposto sobrará para o empresário pagar? O produtor repassa seus tributos para o atacadista. Este repassa para o distribuidor. este repassa para o supermercado que, finalmente, repassa para o consumidor otário que não tem para quem mais repassar. Um verdadeiro corredor polonês. Assim é que os empresários ficam ricos. E pela lógica dá para entender porque o povo empobrece, a classe média empobrece. A coisa não acaba aí. Temos ainda os confiscos sinicamente chamados de "imposto", tais como IPVA, IPTU e ITBI. Todos esses recaem sobre a renda líquida do pagador de impostos. São tributos pesadíssimos. O governo federal não permite que o contribuinte seja reembolsado nem dos 100% das despesas médicas e educacionais de seus filhos, quanto mais as despesas com os impostos estaduais e municipais que todos pagam nas compras com ou sem notinha fiscal. A paulada no bolso e na honra do cidadão é tremenda. A cada dia os governinhos estaduais e municipais (os piores) aumentam geometricamente esses confiscos. Se a pessoa não pagar, acabará tendo seus bens confiscados e leiloados. Por quê pagar imposto sobre um imóvel só para nele morar? Veja bem: você está pagando aluguel de sua própria moradia! Por quê pagar aluguel do próprio carro (IPVA)? Acaso você já não pagou todos aqueles outros impostos quando o comprou?
Então vejam bem: Essa cambada está tirando sua renda líquida para enriquecer fácil e rápido, sem contar com as negociatas de superfaturmento como essa da Copa. Quanto você acha que custará cada gol que o povão gritar ou vaiar? Muito! Mas muito dinheiro mesmo!!!
A cada dia que passa essas quadrilhas ficam mais poderosas, herméticas, empedernidas e violentas. São verdadeiras máfias dinásticas. Morre o deputado velho, mas deixa a cria. Morre a cria, deixa o neto. Estes elementos não largarão o poder facilmente, tal como no filme "Trope de Elite II". No momento atual, tal situação só poderia ser revertida com uma grande mobilização popular que derrube este monte de lixo que está aí. Infelizmente o nosso povo é completamente idiota, leniente e comodista. Ri quando apanha e faz piada quando é roubado. Um povo patético. Uma mobilização de alto coturno assim só mesmo quando os empresários estiverem à beira de um colapso que coloque em risco seus mega-patrimônios. Só estes tem o dinheiro e o poder de mobilizar o povo através da mídia politicamente correta. O problema, é que, tal como os políticos, os empresários só se preocupam com suas próprias riquezas. O povo? É só massa de manobra.