Brasil sem miséria: Moradores do Piauí comem rato-rabudo para matar fome na seca



A comida escassa devido à seca está fazendo piauienses caçarem roedores para complementarem a alimentação. No distrito de Brejinho, no município de Assunção do Piauí (273 km de Teresina), todos os dias no fim da tarde é comum ver moradores saindo para as áreas de grutas para colocarem armadilhas para pegar o "rato-rabudo".
A caça ao animal é artesanal, e a armadilha é feita com pedra e gravetos. "Quando o rabudo passa pela armadilha, a pedra cai em cima e ele morre sufocado. No dia seguinte, a gente vai logo cedo ao local buscar o animal para já ser consumido no almoço", disse o morador de Brejinho Genivaldo Bezerra, 35.
A reportagem do UOL tentou encontrar em alguma residência um rato para consumo, mas os moradores explicaram que como passam muita fome consomem logo o animal. "Como não tenho dinheiro para comprar carne, aqui é caçando, tratando e comendo o rabudo. Ninguém fica com ele na geladeira por muito tempo porque passamos fome e vamos logo comendo", disse Bezerra
Apesar de a maioria dos moradores de Brejinho ter acesso ao programa Bolsa Família, eles afirmam que o dinheiro que recebem não dá para comprar a "mistura" para o almoço e acabam saindo à caça de ratos para servir de carne na alimentação. A dona de casa Francisca Ramos da Silva, 41, não se incomoda em contar à equipe de reportagem do UOL que a única carne consumida na casa dela é de rato.
"A gente tem de se virar. Não plantamos nada neste ano por conta da chuva que não veio. Ninguém aguenta almoçar com a comida pura e, como o dinheiro que recebemos só dá para comprar arroz, feijão e macarrão, comemos o rabudo para complementar", disse Francisca, informando que a carne do rabudo "é saborosa" e é sempre uma festa quando conseguem caçar alguns ratos. Continue lendo aqui

3 comentários:

Marcio disse...

EIS AÍ AS VÍTIMAS DAS CORRUPÇÕES DO PT!
Enquanto o homem do PT que prega o igualitarismo, o Lula ajuntou para si mais de 2 bilhões de dólares em fortuna, enquanto essa daí, há milhares em igual situação ou pior, embora nem saiba se haja pior, mas essa seria a "tar di crassi media du PT" recebendo a esmola do bolsa familia para angariar votos e deixando o povo numa dessas, por causa dos bilhões perdidos por causa das corrupções recorrentes do PT. Quem vota nele ajuda num quadro terrível desses!

Nicéas Romeo Zanchett disse...

É uma pena nós não podermos compartilhar. Deveria facilitar o compartilhamento.
Nicéas Romeo Zanchett

Anônimo disse...

Todos os governos do Brasil foram ineficientes na arte de governar este país. O PT não é excessão, condeno todos. Quanto à reportagem do UOL, sou testemunha experimental da prática de comer a carne do tal rato-rabudo. Não que passássemos fome, o melhor é dizer que nos alimentávamos mal, ou seja,o cardápio era feijão com arroz, de janeiro a dezembro. Uma vez ou outra meu pai, ou um tio, matava o carneiro, uma cabra, às vezes, final de semana minha mãe abatia uma galinha do quintal, aí o pirão de farinha cantava na mesa. Por conta disso, uma vez ou outra agente caçava rabudo, utilizando cachorro, mas mais como uma diversão ou curiosidade.Nasci em 1960 e migrei com meus pais e meus irmãos em 1976 para Manaus, De qualquer maneira as políticas de combate à miséria no Sertão e no Brasil são tímidas. O que mais atrapalha o desenvolvimento é a prática da corrupção. Começa em Brasília e vai até àquele último município do sertão.