Dilma sataniza figura do médico brasileiro



Deputado federal pelo Democratas de Goiás
Na opinião do líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (GO), a presidente Dilma Rousseff – ao lançar o programa Mais Médicos – coloca a população contra os médicos brasileiros. “A presidente precisa se acautelar mais e não tentar satanizar a figura do médico no Brasil. Ela está tentando desviar o foco da sua responsabilidade e está querendo criar uma comoção da população contra os médicos. Não é correta essa atitude”, afirmou.
Caiado reforça que o médico precisa de uma estrutura para fazer o atendimento, com hospitais, postos de saúde, equipamentos e outros profissionais de saúde. “O médico é responsável sim, tem compromisso com a sociedade. Agora, ele não resolve o problema da saúde sozinho sem ter uma estrutura compatível com a estrutura da profissão”, destacou.
O líder ainda afirmou que é inconstitucional a medida de estender por mais dois anos os cursos de medicina para que o estudante atenda exclusivamente no SUS. O deputado lembra que o artigo 207 da Constituição Federal garante autonomia às universidades para definir a grade curricular, administração e a gestão financeira das instituições.
Além disso, pelo artigo 5º da Carta Magna, todos são iguais perante a lei, então outras carreiras da saúde e de outras áreas também poderão ser obrigadas a atuar na área pública tutelada pelo Estado. “A partir desse programa qual será o raciocínio de um pai? Formo meu filho na Bolívia e ao final de seis anos ele vai entrar no Brasil como médico. Você vai desestimular as pessoas a fazerem medicina no Brasil”, atestou o deputado. Estudantes de medicina de universidades públicas e gratuita seriam obrigados a prestar serviços. Segundo ele, qualquer mudança nos cursos de medicina não poderá feita Medida Provisória, mas com emenda à constituição.
O democrata também classifica como demagógico e eleitoreiro o anúncio de mais recursos para a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). “Essa proposta da presidente é um factoide. A parte que ela se comprometeu como programa de governo ela não cumpriu. Você não tem as Upas instaladas no Brasil e, se você perguntar a todos os prefeitos no Brasil, ninguém quer construção de UPA porque todo mundo deseja saber quem vai custear a UPA”, argumentou.
Dados do SIAFI levantados pelo Democratas demonstram que da promessa de campanha de Dilma Rousseff de construir 500 UPA’s em 48 meses, não foi concluído nem um quinto em 30 meses de mandato. Foram entregues apenas 58 unidades com gasto de R$ 116,7 milhões, quando deveriam estar prontas 313 Upa’s com investimento de R$ 625 milhões nesses dois anos e meio de gestão, 18,6% do prometido.
“A presidente está pensando na sua reeleição. Ela não está pensando na saúde do povo brasileiro. É mais uma jogada de marketing. Quero reforçar que nós nunca nos colocamos contrários a entrada da médicos estrangeiros. A única coisa que queremos é que eles façam o revalida”, completou Caiado.

15 comentários:

Airton Leitão disse...

Esse curso de Medicina mais longo contradiz com a necessidade de mais médicos e não se coaduna com o aumento do número de vagas.
Ou será que é para poder contratar mais médicos estrangeiros, de preferência cubanos.

Anônimo disse...


Médicos contam como é trabalhar onde falta tudo, até esparadrapo.


http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2013-07-08/medicos-do-interior-contam-como-e-trabalhar-onde-falta-tudo-ate-esparadrapo.html

Décio disse...

Quem estuda em universidades privadas não deve nada para o governo. Quem estuda em universidades públicas que devolva o custo do estudo em trabalho no SUS.

Celia disse...

Perfeito, Décio!

Por essas e outras razões o povo precisa reagir, pq foi um pacote autoritário, sem conhecimento, sem competência. Só podia partir da Dilma/Mercadante, um contador que conseguiu ser diplomado economista sem ter cursado. Coisas da TESE....Começam a colocar as manguinhas de fora...

Décio disse...

Haverá reação, Célia

Isto é puro revanchismo da bugrada. A dona do lupanar quer contratar cubanos sem a necessidade do Revalida e ao mesmo tempo impor 2 anos de trabalho no SUS para diplomar estudantes brasileiros.

Quero ver ela aguentar o guasqueaço:

Entidades médicas vão questionar programa Mais Médicos na Justiça
Federação Nacional dos Médicos fala em greve geral contra programa anunciado por Dilma e compara medidas ao trabalho escravo

http://oglobo.globo.com/pais/entidades-medicas-vao-questionar-programa-mais-medicos-na-justica-8963915

Anônimo disse...

eu adoro este blog, pq eles não poupam ninguém, e estão mostrando tudo e apoiando a classe médica.

Anônimo disse...

NÃO PRECISAMOS IMPORTAR MÉDICOS CUBANOS, MAS SIM GENERAIS EGÍPCIOS.

Paco del Castro disse...

Yo soy medico cubano y por supuesto las escuelas ‘desmedicina’ de Cuba meten un cartucho de m...... y sacan todo un "Dotor", así, sin la letra C.

Pero la salud en Brasil también es uma gran MIERDA, PESIMAAA, los casos de muertes por malos tratamientos son muy frecuentes, solo algunos hospitales como el Sirio-Libanez el Albert Einstein y las clinicas de San Pablo tiene calidad el resto es pura porqueria.

Yo tengo la preparación adecuada para operar en Brasil y no me importa que el trabajo sea esclavo, algo que en Cuba también lo és y yo me adapté a esta condición, por U$ 15 sueldos/mes.

Soy material de exportación y quiero salirme de ese "paraiso".

Mi sueño es entrar en el PT y si me convierten en un político voy a sentirme eternamente grato. Por eso, no cabe duda de que voy a trabajar incansablemente para la re-elección de la reina.

Muchas gracias!





Paco del Castro disse...

Y completando: la 'Revalida' és uma tonteria. Donde no hay condiciones o recursos, la formación del medico no hace la menor diferencia. En Cuba estamos acostumbrados; los médicos prescriben solamente aspirina (si no faltan) para cáncer e otros casos graves.

Los médicos cubanos tambíen deben cumplir un llamado servicio social durante dos años.

brasileños, esto es el paraíso!

Anônimo disse...

Vocês não entenderam a jogada. Se ela estender dois anos o curso, o médico não pode ainda tirar CRM, portanto não pode prestar concurso. Aí sim, vai faltar médico, pois a demanda está tambem dimensionada pelo tempo de curo.
Aí justifica a importação dos cubanos.
E outra coisa: Residentes/estudantes vão trabalhar no sertão do Piauî sob supervisão DE QUEM? estudantes são inexperientes, portanto o índice de erros vai ser maior - mais um motivo para impirtar or carniceiros companheiros, e dizer que nossas faculdades não prestam.
é DIABÓLICO! Eles estão criando uma escassez e uma visão distorcida dos nossos médicos.

Lú disse...

Trabalho escravo: hoje os médicos; e amanhã?

Alguns podem pensar que o assunto não lhes diz respeito. Enganam-se! O precedente aberto é assustador. Trata-se do caminho para a servidão, agora escancarado. A liberdade de escolha do profissional desaparece, dando lugar ao pretexto de, em nome do “interesse nacional”, o estado escravizar as pessoas para suprir suas carências. Esqueça fazendeiros que não conseguem preencher 252 itens das leis trabalhistas; o verdadeiro trabalho escravo é esse: ser obrigado a trabalhar por dois anos para o governo!

Hoje são os médicos, mas e amanhã? O que vai impedir o governo de decretar que todo professor tem que ficar dois anos dando aulas em escolas públicas do interior para conseguir seu diploma? Ou forçar engenheiros a atuarem por dois anos nas obras do PAC Brasil adentro, para só depois terem acesso ao certificado de conclusão de curso? Ou obrigar dentistas a atenderem na selva amazônica antes de finalizarem a faculdade? Percebem o risco?

Isso não é somente um problema dos médicos, e sim de todos nós! Quem ainda tem um mínimo apreço por um valor chamado liberdade individual tem que se posicionar contra esse autoritarismo sem paralelo no país. Cabe a cada um lutar, como for capaz, para impedir essa medida socialista. Isso não pode passar!

Para concluir, relembro o alerta sempre válido de Martin Niemoller:


Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar... Já não restava ninguém para protestar.


RODRIGO CONSTANTINO

Anônimo disse...

tem um cubano fake comentando.
desde quando cubano tem autoridade para acessar internet?
é mais petralha vagabundo(isso é redundancia) querendo ver os agentes comunistas disfarçados de medicos fomentando a guerrilha no Brasil.

Paco del Castro disse...

Es cierto que tenemos restricciones para acceder a Internet, menos del 0.8% de habitantes en el verde caimán poseen conexión desde sus casas a la red mundial, la gente se apaña como puede pero estoy en medio de estos 0.8%, tengo acceso a internet desde mi casa donde trabajo en los CDR (Comité de Defensa de la Revolución), y soy un miembro del personal de salud pública. Vivo en Covadonga y soy maestro de residencia en Medicina Interna en el Hospital "General Calixto García.

No soy petralha o vagabundo, soy un esclavo que quiere salir de este paraíso. Me ha gustado este espacio – movcc - y fake cubano és su culo!

Paco del Castro disse...

y perdón por las malas palabras! (:-D)

Paco disse...

Tenga en cuenta su mapa geovisite, compruébelo usted mismo que recibiste visitantes cubanos.