Mensalão: PF tenta rastrear contas no exterior



Em atuação conjunta com Procuradria da República, a Polícia Federal tenta refazer o caminho de uma suposta doação ilegal de US$ 7 milhões da Portugal Telecom para o PT. A investigação teve origem num depoimento prestado por Marcos Valério, o operador do mensalão, em setembro do ano passado. Envolve a quebra de sigilo de contas no Brasil e um pedido de colaboração internacional para obter dados de três contas abertas no exterior.
Valério depôs voluntariamente à Procuradoria. Ele buscava um acordo de delação premiada que lhe aliviasse o castigo judicial. Não conseguiu. Perdera a sua hora. O julgamento do mensalão já estava em pleno andamento no STF. A despeito disso, ele repassou dados que propiciaram a abertura de seis apurações. Em notícia veiculada neste final de semana, os repórteres Rodrigo Rangel e Hugo Marques contam que uma delas, a que envolve os dólares da Portugal Telecom, está em estágio avançado e ganhará um reforço internacional.
Segundo Valério, a doação foi combinada Lula e com os ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci. Enviado a Lisboa, o próprio Valério cuidou dos detalhes. Para dificultar a vida de curiosos, os depósitos teriam sido feitos por fornecedores da Portugal Telecom em Macau, uma ex-colônia portuguesa encravada no sul da China. Remetido ao Brasil, o dinheiro teria bancado despesas da campanha presidencial de Lula, em 2002.
Rico em detalhes, o depoimento de Valério trouxe os nomes dos beneficiários dos repasses e os números de três contas por onde os dólares teriam escoado no estrangeiro. Aqui, a Justiça autorizou a quebra dos sigilos das contas destinatárias. E a PF requereu ao Departamento de Recuperação de Ativos, órgão do Ministério da Justiça, ajuda para tentar obter no exterior as informações referentes à trinca de contas remetentes (titulares, saldos e movimentação).
Tenta-se, em primeiro lugar, submeter a narrativa de Valério a uma rigorosa checagem. Se o depoimento ficar em pé, os investigadores irão à caça dos beneficiários finais da verba. Os repórteres contam que a movimetnação da PF inquieta o petismo. No mês passado, o próprio Lula se queixou ao saber que o amigo e ex-ministro Antonio Palocci fora intimado a prestar depoimento.
O descontentamento de Lula chegou aos ouvidos de Dilma Rousseff, que acionou o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), que pediu informações ao comando da PF, que compôs uma força-tarefa informal para mapear o andamento de todas as investigações nascidas do depoimento de Valério. Esse tipo de incursão não costuma agradar aos delegados que conduzem inquéritos. De repente, do nada, informações reservadas começam a ganhar o notíciario.AQUI

Nenhum comentário: