PF investiga fraude em revalidação de diplomas de medicina





A PF (Polícia Federal) realiza nesta sexta-feira (18) a operação esculápio para investigar um esquema de uso de diplomas e documentos falsos para revalidação, na UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), de diplomas de medicina obtidos no exterior

A revalidação do diploma obtido no exterior é necessária para o exercício da profissão no Brasil. A Polícia Federal afirma que há indícios de que alguns dos investigados tentavam ingressar no programa Mais Médicos. 
Segundo a PF, "foram deferidos, pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal/MT, 41 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em 14 Estados da Federação: MT, AC, AL, AM, BA, CE, MA, MS, PR, PB, PE, RO, RS e SP".
Ainda de acordo com a PF, as investigações começaram após a UFMT informar que manteve contato com universidades bolivianas que confirmaram que entre os inscritos no programa de revalidação, 41 pessoas nunca foram alunos ou não concluíram a graduação nessas instituições.
Os acusados deverão prestar esclarecimentos e podem ser responsabilizados pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica. Aqui

Nenhum comentário: