Linda imagem! Mães fotografadas para incentivar amamentação em qualquer lugar.


07/11/13 - 08:19
POR GIOVANNA BALOGH - FOLHA DE SÃO PAULO

Quem amamenta, principalmente por um tempo mais prolongado, certamente já foi vítima de olhares tortos ao ‘sacar’ o peitão no meio de um shopping ou de um restaurante para amamentar o seu filho. Fora ouvir comentários como ‘ele tem dentes e você amamenta? Que horror’ ou ainda ‘até quando você vai amamentar essa criança?’.
Pitacos de parentes e até desconhecidos nunca faltam. Apesar do Ministério da Saúde recomendar exclusivamente o leite materno nos seis primeiros meses de vida do bebê e como complemento a outros alimentos até os dois anos ou mais,  ainda há preconceitos com quem amamenta.

Para mostrar que amamentar é um ato de amor e que pode ser feito em qualquer lugar, a  jornalista Catarina Beato, 33, e o fotógrafo Tiago Figueiredo, 38, começaram a registrar mulheres amamentando seus filhos em lugares públicos, como na rua, na praia, no estádio de futebol e até em pleno Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, no centro de São Paulo. Os dois profissionais, que são portugueses, contam que começaram o projeto Loove no meio deste ano em seu país de origem.

“Infelizmente há um estigma muito grande não só no Brasil, mas também em países da Europa de que a mulher não pode amamentar na rua”, comenta Figueiredo, que já fotografou mais de 20 mulheres em Portugal e na Angola e que agora expande o projeto no Brasil.

Vítimas de vários olhares, a geógrafa Fabíola Tibério Nunes, 34, disse que passou a ignorar quem não entende a importância da amamentação. Ela participou de uma sessão de fotos no final de outubro no Minhocão com o filho Igor, que vai completar nove meses neste mês.
Fabíola conta que amamenta o filho em qualquer lugar.  “Acho que dar de mamar publicamente pode ajudar a incentivar outras mulheres a fazer o mesmo. Muitas mulheres amamentam escondidas nos banheiros ou fraldários. É feio amamentar em público? Não tem sentido”, comenta.
Amamentação em qualquer lugar



MAMAÇO

É fato que estamos acostumadas a ver mulheres desnudas no Carnaval, mas as mães ainda são descriminadas quando decidem amamentar em público os seus filhos. A polêmica sobre restringir o local de amamentação ganhou grande repercussão em março de 2011 quando a antropóloga Marina Barão foi proibida de amamentar Francisco, na época com três meses, no  Itaú Cultural. Na ocasião foi organizado um mamaço (amamentação coletiva) e a entidade mudou de postura após o episódio, considerado um erro a atitude do funcionário que tentou impedir Marina de amamentar no local.

Nenhum comentário: