Mais um ridículo do punho cerrado:Joaquim Barbosa assina mandado de prisão de João Paulo Cunha

O ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal), assinou nesta terça-feira (4) o mandado de prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no julgamento do mensalão.
Barbosa saiu de férias no início de janeiro logo após decretar o cumprimento da pena por Cunha, mas não deixou assinada, segundo ele, por falta de tempo, a ordem de prisão contra o petista, que continua em liberdade.
 ministro determinou o trânsito em julgado (fim do processo) com relação às condenações de Cunha por peculato e corrupção passiva, pelas quais recebeu seis anos e quatro meses de prisão. Por ser um tempo menor do que oito anos, o deputado irá cumprir a pena inicialmente no regime semiaberto. Pela lei, ele pode, mediante autorização judicial, trabalhar durante o dia e só dormir na cadeia.
Cunha aguarda ainda que o tribunal analise recurso da sua defesa contra a condenação de três anos de prisão por lavagem de dinheiro, o que deve ocorrer este ano.
No período em que Barbosa estava de férias, ele foi substituído primeiro pela ministra Cármen Lúcia e depois por Ricardo Lewandowski, que entenderam que não cabia a eles expedir o mandado contra Cunha.
Para os magistrados, embora estivessem provisoriamente na presidência do tribunal, eles só poderiam se manifestar sobre novos pedidos feitos à Corte, o que não era o caso de Cunha.
A defesa de Cunha criticou também a atitude de Barbosa porque teria criado umasituação "desumana" para o deputado.
O secretário-geral da Mesa da Câmara, Mozart Vianna, disse que o Legislativo ainda não foi comunicado pelo STF da prisão do deputado.
A Polícia Federal ainda não recebeu o mandado de prisão do deputado.
Procurado pela reportagem do UOL, o advogado de Cunha, Alberto Toron, não atendeu às ligações.
O deputado também não se encontra em seu gabinete na Câmara dos Deputados.AQUI

Nenhum comentário: