Jornais europeus citam preocupação da Fifa com “pior Copa” da história


Terra, com edição Revolta Brasil

O jornais europeus The Times, da Inglaterra, e Mundo Deportivo, da Espanha, publicaram, nesta terça-feira, matérias sobre a organização insatisfatória brasileira e a preocupação da Fifa em relação à Copa do Mundo de 2014, que começará dentro de exatos 100 dias. Os diários deram destaque às obras atrasadas dos estádios, mas também tocaram em pontos como infraestrutura e instabilidade política.

                    Valcke estaria preocupado com os problemas da Copa do Mundo
                                          Foto: AFP
O britânico The Times trouxe uma entrevista com Jérôme Valcke em que o secretário-geral da Fifa fala da preocupação da entidade em relação à organização da Copa. O diário cita o “caos” na sede do próximo Mundial e diz que esta pode ser considerada pela imprensa internacional “a pior Copa do Mundo” caso os jornalistas encontrem problemas.

A publicação cita problemas de infraestrutura e estouro nos prazos para entrega de obras, com reclamações do dirigente francês. “Estamos trabalhando em condições em que o cimento não está sequer seco. E ainda temos de instalar todos os equipamentos para a mídia”, disse, estendendo as críticas
:“Sem equipamentos para a mídia e sem as telecomunicações nos devidos lugares nos estádios, vocês vão dizer que nós somos os piores organizadores e que este foi o pior evento. Mas, para instalar o equipamento em um estádio, precisa-se de, no mínimo, 90 dias”, afirmou

.O jornal também destacou o fato de apenas sete dos 12 estádios da Copa no Brasil terem sido entregues até agora à Fifa, além dos imprevistos como as mortes de seis operários em obras e o acidente que destruiu parte da cobertura do estádio do Corinthians. O diário reproduziu a insatisfação de Valcke a respeito da evolução das obras,

 Estamos a quase 100 dias para que o primeiro jogo comece em um estádio em São Paulo, que não estará pronto até 15 de maio. Isso não tem sido fácil, é claro. Sempre que você recebe algo com atraso, se torna um desafio deixá-lo pronto a tempo”, afirmou.O Mundo Deportivo colocou Curitiba, uma das sedes que se cogitou tirar do Mundial pelos atrasos, como a maior dor de cabeça para a Fifa da Copa do Mundo no Brasil. O jornal também trouxe reclamação do secretário Jérôme Valcke sobre o prazo apertado para realizar instalações para a imprensa e chamou atenção para a “jornada de protestos populares originados pelos que criticam os gastos milionários destinados às obras”.

O diário destaca a “contradição” entre o discurso otimista do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com a real situação da organização para a próxima Copa do Mundo. Mas, além dos pontos negativos, o veículo catalão também traz o recorde positivo desta administração: a venda de ingressos para mais de três milhões de pessoas para jogos do torneio.

3 comentários:

Anônimo disse...

E a Dilmaluca arrotando que esta será a 'copa das copas'. E tem mais, a arbitragem já está toda comprada. Afinal, em ano eleitoral, ou por bem ou por mal, o Brasil tem que levar a taça. VERGONHA!

Anônimo disse...

E a Dilmaluca arrotando que esta será a 'copa das copas'. E tem mais, a arbitragem já está toda comprada. Afinal, em ano eleitoral, ou por bem ou por mal, o Brasil tem que levar a taça. VERGONHA!

Anônimo disse...

Ιt is appropriate time tօ make some plans for the longer term and it's time to be happy.
I've learn this submit and if I may I desire to recommenԁ you few
inteгestiոg issues оr advice. Pеrhɑps you can write subsequent articles referring to this aгticle.
I ԁeѕire to leaгn even more isѕues about it!


Feel free to surf to my web-site ... premium file sharing